• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Primeiros F-35 da Dinamarca chegam ao país

Imagem mostra dois homens em frente a um dos quatro primeiros F-35 a chegarem na Dinamarca.
Chega dos novos F-35 marca início de nova era para a Força Aérea Real da Dinamarca. Foto: Ministério da Defesa Dinamarquês.

Os quatro primeiros caças stealth F-35 da Real Força Aérea Dinamarquesa (RDAF) chegaram ao país de destino na tarde desta quinta-feira (14). As aeronaves de 5ª geração foram adquiridas para substituir os veteranos F-16 Fighting Falcon, que já estão sendo aposentados. 

As aeronaves pousaram na base aérea de Skrydstrup por volta das 14:00 (09:00 no horário de Brasília). Matriculados L-007, 008, 009 e 010, os avião decolaram da planta da Lockheed Martin em Fort Worth, realizando uma parada técnica em Açores (Portugal) antes da chegada na base dinamarquesa. 

Como recém-nomeado Adido Industrial de Defesa, é um privilégio supervisionar o primeiro lote de aeronaves do novo F-35 Lightning II da Dinamarca ”, disse o Brigadeiro General Príncipe Joaquim da Dinamarca. 

O F-35 é um enorme avanço em tecnologia. A chegada do F-35 fornece à Dinamarca e às Forças Armadas Dinamarquesas um farol para transformar as forças armadas na 5ª Geração. É um prazer notar que esta peça única de equipamento militar também contém componentes industriais dinamarqueses e é um testemunho dos laços estreitos entre os Estados Unidos e a Dinamarca”, concluiu. 

Embora a Dinamarca seja parceira do programa desde 2002, foi apenas em 2016 que o governo dinamarquês assinou o contrato para compra de 27 F-35A, de pouso e decolagem convencionais. Além dos quatro aviões que chegaram ao país hoje, outros seis permanecem na base aérea de Luke, no Arizona, apoiando atividades de treinamento cooperativo internacional do modelo. 

Com informações de The Aviationist.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.