Advertisement

EUA aprovam venda de mais caças F-35 para a Coreia do Sul

F-35A ROKAF Coreia do Sul bird strike pássaro

O Departamento de Estados dos Estados Unidos aprovou, na última quarta-feira (13) a venda de mais 25 caças Lockheed Martin F-35 Lightning II para a Coreia do Sul. Avaliado em US$ 5,6 bilhões, o negócio também inclui equipamentos e materiais relacionados. 

Embora aprovada pelo departamento, a possível venda ainda deve ser avaliada pelos congressistas, conforme o comunicado da Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA). O governo sul-coreano solicitou a compra de 25 aviões stealth F-35A, um motor Pratt & Whitney F135 sobressalente, equipamentos de criptografia e guerra eletrônica, softwares e documentos sensíveis e serviços de suporte para atualização dos aviões para o padrão Block 4. 

Em sua nota, a DSCA ainda afirma que a possível venda “melhorará a capacidade da Coreia para enfrentar as ameaças atuais e futuras” e “aumentará o estoque operacional de aeronaves da Coreia e melhorará sua capacidade de autodefesa ar-ar e ar-solo”.

A Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) ainda está recebendo os F-35 do seu primeiro pedido de 40 aeronaves, assinado em 2014 quando o jato furtivo foi selecionado em 2014 no programa F-X III. Os aviões são operados pela 17ª Ala de Caça, na base aérea de Cheongju, onde estão substituindo os veteranos F-4E Phantom II. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, F-35, usaexport