Um Airbus A320 da LATAM Brasil que realizava o voo LA4640 de Guarulhos (GRU) para São José do Rio Preto (SJP) quase pousou no Aeroporto de Catanduva por engano. O fato aconteceu na manhã desta terça-feira (14) após uma divergência no GPS que foi percebida por um controlador de voo, que estranhou a aproximação da aeronave e alertou os pilotos sobre a aproximação em Catanduva, ouça a fonia abaixo.

Foto: Flightradar24/Reprodução
No áudio é possível notar que os pilotos iniciaram o procedimento de descida para pousar no visual pela suposta na cabeceira 25, imaginando estar próximo de São José do Rio Preto, porém, logo a tripulação é alertada que Catanduva tem outra numeração de cabeceira (06/24).
Após o alerta, os pilotos ajustaram a rota e então seguiram para o destino correto.
Para efeito de comparação, a pista de São José do Rio Preto conta com a extensão de 1.640 metros, enquanto a de Catanduva conta com apenas 985 metros, permitindo também o pouso do A320, contudo, em condições mais limitadas.
Após o ocorrido a LATAM Brasil emitiu a seguinte nota:
“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A LATAM reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura“.
Leia também:
- Pedaço de asfalto se desloca da pista e atinge avião no Aeroporto de Navegantes
- Air Arabia faz pedido de 240 motores LEAP-1A
- EGYPTAIR anuncia pedido de novos Airbus para atender à crescente demanda
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.