Advertisement

Em derrota para o Gripen, F-35 é escolhido como novo caça do Canadá, afirmam jornais

F-35 Itália

Segundo fontes da agência Reuters e do jornal The Globe and Mail, de Toronto, o caça stealth F-35A Lightning II foi escolhido como novo avião de combate do Canadá. 

Em condições de anonimato, fontes afirmam ao jornal canadense que o anúncio da nova aeronave será realizado ainda na noite de hoje (28).

F-35 Lightning II Canadá
Mock up do F-35 com cores da Força Aérea Real do Canadá. 

À Reuters, uma fonte ligada à indústria aeronáutica disse que o governo federal do primeiro-ministro Justin Trudeau agora só manterá conversas detalhadas com a empresa norte-americana.

Se confirmada, a informação representa uma enorme vitória para a fabricante Lockheed Martin dos EUA e uma derrota para a Saab, concorrente da Lockheed na licitação de US$ 15,10 bilhões para fornecer 88 aviões de caça. Enquanto os EUA concorreram com o F-35, a sueca ofereceu o JAS-39E Gripen aliado a um amplo pacote de compensação industrial.

Saab gripen e Canada
Gripen para o Canadá.

Se as negociações forem bem-sucedidas, o Canadá poderá começar a receber novos caças já em 2025, disse a fonte. No caso contrário, Ottawa voltará a conversar com a Saab. A compra dos aviões visa substituir a veterana frota de caças CF-188A/B Hornet. 

A Boeing também esteve na disputa com versão Block III do F/A-18E/F Super Hornet, sucessor direto do Hornet usado na Força Aérea Real Canadense. Contudo, a licitante foi excluída em novembro do ano passado

Espera-se que o governo liberal minoritário de Trudeau siga adiante com a compra do F-35 como prova de que está gastando mais em defesa, observa o The Globe and Mail. No entanto, esta é uma substituição de um ativo existente nas Forças Canadenses, não um compromisso ampliado com gastos militares.

Boeing F/A-18 Super Hornet RCAF
Projeção do F/A-18 Super Hornet com as cores da Força Aérea Real Canadense. Imagem: Boeing.

A compra não exige comprometimento adicional de dólares de defesa porque o dinheiro para isso foi reservado há vários anos na estrutura fiscal de Ottawa.

Trudeau chegou ao poder em 2015 em uma época que o F-35 estava sob fortes luzes negativas por conta de uma série de problemas e custos cada vez maiores. Contudo, o primeiro-ministro mudou sua posição ao longo do tempo. 

Um porta-voz da ministra federal de Compras, Anita Anand, responsável geral pelo processo, não quis comentar. A Lockheed Martin disse que o F-35 era o melhor concorrente, enquanto a Saab não respondeu a um pedido de comentário.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Canadá, F-35, Gripen, usaexport