Advertisement

Em formação única, Força Aérea dos EUA voa com cinco aeronaves diferentes

USAF testes A-10 F-16 F-15

O 40º Esquadrão de Testes em Voo da Força Aérea dos EUA realizou um voo de formação especial com cinco aeronaves diferentes. A oportunidade marcou a primeira e última vez que o esquadrão realiza algo do tipo. 

O voo foi realizado no dia 31 de janeiro mas só foi divulgado pela Base Aérea de Eglin, sede do esquadrão, na terça-feira (15). Na formação estavam o A-10C Thunderbolt II, F-16C Fighting Falcon, F-15C Eagle, F-15E Strike Eagle e o novo F-15EX Eagle II. 

Foto: Tech. Sgt. John Raven/USAF

“Esta formação representa muito mais do que as aeronaves nela”, disse o Tenente-Coronel Richard Turner, comandante do 40º FLTS. “Mostra as plataformas que temos e continuamos testando e modernizando, mas também mostra a importância da integração necessária entre as plataformas.” 

Segundo a Base de Eglin, o voo marcou a oportunidade única de ter todas as aeronaves no mesmo lugar ao mesmo tempo, já que o F-15C mais antigo está sendo substituído pelo F-15EX, que chegou à base em abril de 2021. 

Já o jato de ataque A-10, uma aeronave de Teste Operacional, está na base para três semanas de testes, substituindo uma aeronave do esquadrão. Com isso em mente, a seção de operações do 40º FLTS programou os voos com um fotógrafo da unidade para capturar o momento.

O F-15C sai da formação, seguido pelo F-16C, simbolizando sua substituição pelo F-15EX. Tech. Sgt. John Raven/USAF.

“De uma perspectiva histórica, acho que é uma boa imagem para capturar a ‘troca da guarda’ no teste de voo do F-15C para o F-15EX e a natureza única dos esquadrões de teste operando várias aeronaves”, disse o Coronel Douglas Creviston, Comandante do 96º Grupo de Operações.  

A história que está sendo feita é a modernização de caças e armamentos em várias aeronaves. Isso só acontece no 40º FLTS e no 85º Esquadrão de Teste e Avaliação da 53ª Ala, com sede em Eglin, na Flórida. 

Cada aeronave na formação faz parte de algum tipo de teste para atualizar os respectivos sistema de armas. O A-10 está realizando testes de integração de armas inteligentes. As variantes do F-15 estão desenvolvendo novos aprimoramentos para os recursos existentes. 

Foto: Tech. Sgt. John Raven/USAF

Já os F-16 estão passando por uma grande modernização, a maior de sua história na USAF, com novas atualizações de hardware e software. Em paralelo, todas as plataformas estão avaliando futuras armas a serem usadas nos atuais caças de quinta geração e a futura sexta geração.

“Esta formação representa as principais plataformas usadas na Força Aérea para o desenvolvimento de armas”, disse Turner. “A maioria de nossas armas no passado e no futuro começaram suas carreiras nesses jatos. “No futuro, devemos entrar em guerra com uma integração robusta entre todas as plataformas para fornecer a capacidade certa.” 

Foto: Tech. Sgt. John Raven/USAF

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-10, F-15, F-15EX, F-16, Formação, usaexport, USAF