Advertisement

Em Natal, FAB forma mais uma turma de pilotos de combate

Oitenta e nove aviadores concluíram o curso de especialização na Base Aérea de Natal. FAB/Divulgação.

O quadro de aviadores de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) foi reforçado na última quinta-feira (14) com a formatura de 89 novos pilotos de combate na Base Aérea de Natal (BANT). A cerimônia celebrou o encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP). A edição de 2023 entrega 11 pilotos de Asas Rotativas, 21 de Caça, 45 de Transporte e 10 da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além de dois pilotos estrangeiros, do Uruguai e do Paraguai.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade, sendo recebido pelo Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes. Também participaram da cerimônia o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, além de demais Oficiais-Generais da FAB, entre outras autoridades civis e militares.

“Há 40 anos eu formava neste mesmo lugar e é importante destacar que mantemos uma formação muito padronizada dos nossos pilotos de combate, o que reafirma a excelência, desde a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, depois na Academia da Força Aérea, finalizando aqui, com a especialização dos pilotos operacionais nesta formatura expressiva e emocionante”, declarou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

Comandante FAB
FAB/Divulgação.

O Comandante da BANT, Brigadeiro Cólen, falou sobre a importância do PESOP. “É uma satisfação concluir nossa principal missão, que é a formação dos pilotos de combate para a Força Aérea. Foi um trabalho árduo, com mais de 11 mil horas de voo. Agradeço a todos os envolvidos para o cumprimento do PESOP e parabenizo aos formandos. Liderem! Em breve cada um estará nos esquadrões operacionais sendo líderes, tomando decisões”, destacou o Oficial-General.

Os instrutores e estagiários que se destacaram no decorrer do ano receberam o Prêmio Padrão 2023 durante o evento e, na sequência, ocorreu a entrega dos distintivos operacionais aos formandos.

O Tenente Aviador Jéfferson Júnior, especializado na Aviação de Caça, recebeu o prêmio de estagiário padrão e falou sobre a emoção da formatura. “Pude realizar um sonho de criança. É um prazer imenso ter concluído o curso, especialmente sendo premiado como estagiário padrão. Após muito estudo, é recompensador colocar o distintivo da Aviação de Caça. Sinto muito orgulho em pertencer à Força Aérea Brasileira”, destacou o novo piloto de combate.

PESOP 2023 formou pilotos de combate da FAB e aviadores do Uruguai e Paraguai.
PESOP 2023 formou pilotos de combate da FAB e aviadores do Uruguai e Paraguai. FAB/Diulgação.

PESOP

O PESOP tem como objetivo preparar o piloto militar, oriundo da Academia da Força Aérea, para o exercício das atividades operacionais e administrativas dos primeiros postos da carreira de aviador militar. 

Ao longo do ano, os militares são formados na Aviação de Asas Rotativas, Aviação de Caça, Aviação de Transporte e Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, sendo capacitados a servirem nas unidades aéreas da FAB em todo o Brasil.

Ópera do Danilo

As celebrações alusivas ao encerramento do PESOP 2023 iniciaram-se no dia anterior ao da formatura, com a tradicional encenação da Ópera do Danilo, como forma de homenagear os novos pilotos especializados. A Ópera do Danilo narra a saga do Tenente Danilo Marques Moura. Após ter o P-47 Thunderbolt abatido pela artilharia antiaérea alemã na Itália, o aviador percorreu uma jornada de 340 quilômetros caminhando durante 30 dias.

FAB/Divulgação.

Ele conseguiu chegar à base aliada em Pisa, 19 quilos mais magro. A aventura é tradicionalmente repetida por militares da Aviação de Caça. O evento contou com a presença do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno; dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição Aeronáutica de Natal; de instrutores e estagiários do PESOP.

Via Força Aérea 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.