Advertisement

Acompanhe o voo em tempo real: presidente Bolsonaro está a caminho da Rússia neste momento

Avião FAB Bolsonaro

Decolou no final da tarde de hoje (14) da Base Aérea de Brasília (ALA 1) a comitiva brasileira com o presidente Bolsonaro para a visita diplomática do Brasil na Rússia.

O A319 presidencial (VC-1) decolou da capital federal por volta das 17:50, a aeronave está em direção  ao Aeroporto de Gran Canária (LPA) para uma parada técnica, em seguida, o VC-1 realizará uma viagem de 6h50 até o aeroporto de Vnukovo, em Moscou.

Para os entusiastas e experts de plantão, é possível acompanhar o voo do VC-1 em tempo real, basta clicar aqui. A depender da região, a aeronave pode sumir do mapa pela ausência da cobertura ADSB.

Bolsonaro FAB
Foto: FlightAware

Curiosamente, a ida de Bolsonaro à Rússia não tem nenhuma relação com os assuntos pertinentes da crise diplomática com a Ucrânia, o que não descarta a possibilidade de os Estados Unidos acompanharem de perto mesmo que o presidente brasileiro tenha esfriado as relações com os norte-americanos após Donald Trump perder as eleições presidenciais.

Ainda que os olhos do mundo estejam voltados para a tensão dos últimos dias entre a Rússia e a Ucrânia, a ida de Bolsonaro ao Kremlin servirá para participar de um encontro com empresários russos. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil, bem como a relação do Brasil e da Rússia com o BRICS. 

O presidente brasileiro deve permanecer na capital russa até quinta-feira (17), quando embarcará para Budapeste, capital da Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.

Avião Presidencial do Brasil

Responsável pelo transporte presidencial, o Airbus A319CJ (Corporate Jetliner) é uma versão executiva modificada do A319, a aeronave veio para substituir os antigos Boeing 707 que cumpriam o mesmo papel de forma mais cara e menos eficiente.

Além do papel de transporte, o VC-1 conta com um interior similar aos de aeronaves particulares de luxo e um configuração que pode transformar a aeronave em um posto de comando aéreo, permitindo ao presidente exercer a sua função mesmo diante a um conflito armado ou instabilidade política e civil.

Com isso, o A319 presidencial conta com diversas capacidades militares, principalmente de defesa de guerra eletrônica de mísseis e de proteção de informações confidenciais, além do apoio em todas as suas operações do sistema de transmissão de dados estratégicos via satélite da Força Aérea Brasileira.

Para conhecer mais curiosidades sobre o Boeing 707 na FAB, publicamos no ano passado uma matéria especial sobre este lendário quadrijado que prestou serviços em quase três décadas.

Com informações: Agência Brasil

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Força Aérea Brasileira, Notícias, Notícias de aviação, usaexport