Embraer KC-390

A Embraer divulgou na manhã de hoje (13/05) mais um vídeo de processos de certificação do KC-390, o novo cargueiro e reabastecedor multi-missão da empresa, e também utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) atualmente.

O vídeo abaixo mostra o processo de certificação para combat offload, após se mostrar capaz de realizar o descarregamento sem suporte de solo ou tempo hábil para um descarregamento padrão, cumprindo todos os requisitos exigidos pela Força Aérea Brasileira.

No vídeo podemos observar que a aeronave deixa a carga ao longo da pista enquanto está taxiando. Logo após a porta de cargas fecha, e o avião pode decolar para outra base.

Esses processos de certificação são complementares à certificação padrão para uso militar, e adicionam funções ao avião ao longo do desenvolvimento do mesmo pela fabricante para atender a demanda dos clientes.

Os últimos avanços que divulgamos sobre o KC-390 se tratam de um processo de certificação do Pod EO/IR (Electro-Optics/Infrared) para a aeronave.

O pod é normalmente usado em aviões de caça (instalado na parte da externa da aeronave) e gera imagens de TV ou infravermelho (FLIR) para identificação e acompanhamento de possíveis alvos, além de ter um laser guia de bombas. 

Embraer KC-390 REVO
Foto: Embraer/Divulgação

Outra certificação, concluída recentemente, foi do reabastecimento do KC-390 por outra aeronave de tamanho igual.

Atualmente o KC-390 já tem o Brasil, Hungria e Portugal como clientes da aeronave, que provou sua enorme versatilidade na frota da FAB durante esta pandemia, levando diversos tipos de carga para vários locais do país. Ao todo são quatro aviões entregues para a FAB até o momento.