Embraer A-29 Super Tucano

A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defence & Security apresentaram hoje (29) um A-29 especial, que deverá operar para a missão Combat Aviation Advisor (CAA) especial do 6º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC).

A aeronave (matrícula 20-2102) tem uma pintura icônica, que volta às cores dos clássicos aviões P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt que operaram na Segunda Guerra Mundial pelas Forças Aéreas do Exército dos EUA.

Embraer A-29 Super Tucano

A USAF comprou um total de três aviões A-29 Super Tucano, todos para treinar pilotos no 6º Esquadrão de Operações Especiais, localizado em Duke Field, na Flórida. Esta aeronave, a 2ª da frota, é a única com essa pintura especial.

O contrato de compra com a SNC inclui um adicional para fornecimento de equipamentos de apoio em solo, treinamento de pilotos, incluindo treinamento diferenciado e treinamento de atualização de instrutor de pilotos, apoio logístico de contratados, além de peças sobressalentes.

Embraer A-29 Super Tucano

O 3º A-29 a compor o AFSOC será entregue neste ano para a USAF. Os aviões são fabricados na linha de produção da Sierra Nevada/Embraer em em Jacksonville, na Flórida, com base no projeto brasileiro do A-29.

Os militares desse programa treinam e assessoram parceiros militares dos EUA. Esse tipo de missão vai além do treinamento básico, já que os membros do CAA recebem autorização para voar e combater nas aeronaves dos países parceiros. 

Pintura que equipava os P-51 da USAF em 1944.

 

Texto por: Pedro Viana e com colaboração do Editor Gabriel Centeno.