Embraer KC-390 REVO
KC-390 reabastecendo um par de caças-bombardeiros A-1 AMX. Foto: Claudio Capucho - Embraer.

A Embraer e a TNO, Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada, assinaram um Memorando de Entendimento para futuro desenvolvimento de produtos e serviços de defesa e de dupla utilização nos domínios aéreo, marítimo, terrestre e espacial. O memorando inclui ainda pesquisa conjunta, desenvolvimento de tecnologias e processos de inovação.

“Estamos muito satisfeitos por estreitar nosso relacionamento com a Embraer Defesa e Segurança por meio deste memorando. Vemos diversas oportunidades para estender nossa cooperação e, em conjunto, desenvolver tecnologias avançadas e inovações para uma sociedade segura. Estamos ansiosos para utilizar nosso conhecimento e as tecnologias complementares no domínio de defesa e segurança para benefício mútuo”, disse Marja Eijkman, Diretora da TNO Defense, Safety and Security.

Embraer TNO
Cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre Embraer e TNO, que contou com a presença da Cônsul-Geral da Holanda em São Paulo, Henriëtte Bersee. Foto: Embraer/Divulgação.

O memorando tem por objetivo estender e aprofundar as relações comerciais de longo prazo entre as partes durante a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias-chave para aplicações de defesa, as quais podem fazer parte de futuras capacidades das plataformas existentes da Embraer, como o C-390 Millennium, ou de novas aeronaves, veículos e sistemas. O memorando também busca o fortalecimento da cooperação entre a Embraer e a TNO na Holanda e no Brasil.

“Acreditamos que este memorando pode gerar muito valor para ambas as partes. Vemos uma grande sinergia entre a TNO e a Embraer, relacionada à complementaridade de experiência da nossa empresa em defesa e segurança. Além disso, acreditamos que juntos podemos avançar em áreas de pesquisa como autonomia e inteligência artificial, as quais são muito importantes para nós”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança

Sobre a TNO

A Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (Netherlands Organization for Applied Scientific Research – TNO) é uma organização de pesquisa independente. Conectamos pessoas e conhecimento para criar inovações que impulsionam a força competitiva e sustentável da indústria e o bem-estar da sociedade.

Agora e no futuro. Esta é a nossa missão e o que move aos mais de 3.500 profissionais da TNO, no nosso trabalho, todos os dias. Trabalhamos em colaboração com parceiros e focamos nas transições ou mudanças em nove temas sociais que identificamos junto com nossos stakeholders.

A unidade Defesa, Proteção e Segurança de TNO tem como foco principal as inovações tecnológicas e comportamentais em quatro áreas principais: Operações e Fatores Humanos, Sistemas de Informação e Sensores, Segurança Nacional, Munições e Armas.

Os oponentes de hoje podem ignorar as fronteiras nacionais e nem sempre está claro quem é realmente o inimigo. A segurança diz respeito à tanto segurança física quanto digital e abrange tanto a realidade quanto nossa percepção dela. Seja para o exército, a polícia, o corpo de bombeiros ou a comunidade empresarial, a TNO está colocando seu conhecimento e tecnologia para trabalhar para criar inovações que possam ajudar aqueles que se dedicam à nossa segurança todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA