A Tamarack Aerospace, empresa especializada em fabricar winglets e outros componentes aeronáuticos para aeronaves executivas e particulares, anunciou que está desenvolvendo um winglet específico para a família A320 da Airbus.
Denominado Smartwings, a Tamarack utiliza o modelo de winglet em aeronaves executivas como o Beechcraft King Air e Cessna Citation Jet. A empresa anunciou que não vê barreiras para adaptar o modelo Smartwing para aeronaves maiores, como o Airbus A320.
Ainda segundo a Tamarack, os primeiros testes com o novo winglet deverão acontecer em até 1 ano, com uma economia potencial na queima de combustível de 10 a 15% a depender de como a aeronave é operada.
Com a modificação, a asa de um A320 equipado com o Smartwing ganhará uma extensão de 1,8 metros, bem como os novos winglets terão 2,4 metros de altura. O novo investimento estima que serão necessários US $10 bilhões para o desenvolvimento do projeto.
Apesar de a Airbus ter sido consultada e convidada para participar do projeto, não é necessária a participação do fabricante europeu para que o projeto vá adiante, mas que a consulta é necessária por conta de questões de propriedade intelectual.
Curiosamente, a Airbus já possui e oferece o seu próprio winglet denominado Sharket. A Boeing também possui o seu winglet, entretanto, não foi o fabricante norte-americano que desenvolveu a tecnologia, mas Joe Clark, fundador da Aviation Partners, que hoje é uma subsidiária da própria Boeing.
Recentemente, fizemos um artigo especial falando sobre o winglet e suas curiosidades, você pode conferir clicando aqui.
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