Advertisement

Eslováquia recebeu seus dois primeiros caças F-16 Block 70

Lockheed Martin celebrou entrega dos dois primeiros F-16 Block 70 para a Eslováquia.

A Lockheed Martin anunciou nesta quarta-feira (10) a entrega dos dois primeiros caças F-16 Block 70 para a Eslováquia. Os novos aviões, adquiridos há quase quatro anos, vão substituir os antigos MiG-29 Fulcrum já aposentados. 

“A entrega dos dois primeiros jatos F-16 Block 70 para a Eslováquia significa um ponto de partida crucial para reforçar as capacidades de defesa do país”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group da Lockheed Martin. “Estamos orgulhosos de fazer parte deste empreendimento e comprometidos em entregar um total de 14 jatos para a Eslováquia.”  

A entrega também marca a Eslováquia como o primeiro país Europeu a receber os aviões novos de fábrica. As aeronaves foram fabricadas na linha de produção da Lockheed em Greenville, na Carolina do Sul, reaberta para produzir os jatos.

Com uma carteira atual de 135 jatos, a linha de produção serve como pedra angular da segurança nacional dos Estados Unidos, oferecendo capacidades de caça F-16 de última geração para aliados em todo o mundo.   

“A integração desta plataforma comprovada permitirá à Força Aérea Eslovaca salvaguardar eficazmente as suas fronteiras e estabelecer parcerias com aliados em toda a Europa, na OTAN e no mundo. Estamos empenhados na nossa missão de promover a segurança do século XXI através de operações rentáveis. e parcerias estratégicas, garantindo a segurança e o bem-estar dos aliados dos EUA.”  

Além da Eslováquia, a Bulgária assinou uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) para oito jatos adicionais para sua frota. Assim que o acordo for finalizado, a carteira de pedidos aumentará em oito aeronaves. As entregas para a Eslováquia continuarão até 2025, e o primeiro grupo de jatos, conhecido como ferry cell, deverá chegar ao país em meados de 2024. 

Mais de 3.100 F-16 estão operando hoje em 25 países, sendo o avião de caça mais popular no mundo. O modelo acumula cerca de 19,5 milhões de horas de voo e pelo menos 13 milhões de missões. A versão mais recente, o Block 70/72, oferece capacidades incomparáveis ​​e será voado por pelo menos seis países.  

Via Lockheed Martin

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Eslováquia, F-16, Lockheed Martin, usaexport