Aeroporto de Viracopos
Foto Divulgação: Aeroporto Viracopos

O Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP), pode ter sua área diminuída no novo processo de concessão que ocorrerá em breve. O motivo é uma possível especulação imobiliária, visto que há uma crescente alta nos terrenos localizados no entorno do aeroporto.

A redução está presente no projeto de re-concessão do aeroporto, em comparação com o contrato atual da concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, que está devolvendo o terminal para o Governo Federal.

Apesar disso, a área permite que o aeroporto ainda tenha duas pistas independentes, porém, reduz a capacidade de expansão do local, de acordo com a publicação original da Folha de São Paulo.

De acordo com a reportagem da Folha, a Concessionária atual está buscando uma ajuda a políticos de Campinas, como os vereadores e prefeitos, para evitar essa desapropriação. Pela diminuição do terreno, o novo leilão pode ser desvalorizado, diminuindo o montante que será repassado para a atual administradora, que ganhará uma indenização pela implementação de atualizações e expansões do aeroporto.

Além disso, a nova concessão de Viracopos pode ser atrasada novamente, até esse problema ser resolvido entre o Governo Federal, que realizou a alteração do novo contrato com área reduzida do aeroporto, e a atual administradora.