Advertisement

Esquadrilha da Fumaça inicia temporada de apresentações de 2023 no Paraná

Esquadrilha da Fumaça EDA FAB Porto Alegre A-29

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido por Esquadrilha da Fumaça, divulgou na noite desta quinta-feira (09) as datas para as três primeiras apresentações de 2023. A temporada de demonstrações deste ano começa pelo Paraná, com três eventos consecutivos.

A equipe já deu data e horário para as três apresentações, em postagens nas mídias sociais. A primeira, no dia 17/03, ocorre em Telêmaco Borba, às 16h00, sobre o centro de eventos do município.  No dia seguinte (18) a Esquadrilha segue com seus A-29 Super Tucano para Paranaguá, onde se apresentará no aeroporto da cidade, também às 16h00. No domingo (19), o EDA demonstrará suas acrobacias aéreas em Pinhais, às 15h00, no Parque das Águas. Mais detalhes estão disponíveis na agenda do time. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Esquadrilha da Fumaça (@eda_oficial)

Dessa forma, o time retoma suas atividades públicas três meses depois de sua última apresentação, realizada em 16/12/2022, em virtude da formatura da Turma Anhur da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG).

Leia mais: Entenda por que a Esquadrilha da Fumaça raramente usa fumaça colorida em suas apresentações

As apresentações no Paraná serão as de número 3991, 92 e 93. Nos meses seguintes a equipe deve completar 4000 demonstrações, desde sua formação em 1952. 

Aeronaves A-29A/B Super Tucano do Esquadrão sobrevoaram diversos pontos turísticos da capital do Paraná, como o famoso Jardim Botânico. Foto: EDA/FAB.
Equipe acrobática da FAB começa atividades públicas de 2023 com três demonstrações aéreas no Paraná. Na imagem, a equipe sobrevoa o Jardim Botânico de Curitiba. Foto: FAB/EDA/Divulgação.

Sediado na Academia da Força Aérea (AFA), o EDA emprega desde 2015 os turboélices Embraer A-29 Super Tucano. A equipe tem por missão “Realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.”

Ao longo de seus 70 anos de história, completos em maio de 2022, a equipe operou os aviões North American T-6 Texan, Fouga T-24 (CM-170) Magister, Neiva T-25 Universal e Embraer T-27 Tucano. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Esquadrilha da Fumaça, fab, usaexport