Esquadrilha da Fumaça FAB EDA Super Tucano

Na última quarta-feira (27), uma aeronave A-29B Super Tucano pertence à Esquadrilha da Fumaça sofreu um acidente na Academia da Força Aérea, Pirassununga, sede da equipe acrobática.

Informações não oficiais indicam que a bordo da aeronave estavam o Capitão Aviador Moreno, #6 Ala Direita Externa, e o 1º Sargento Elias da Silva, especialista em equipamento de voo. Ambos ejetaram e passam bem, de acordo com a Força Aérea Brasileira. 

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como a Esquadrilha é chamada oficialmente, tinha quatro demonstrações programadas para quinta-feira, sexta-feira, sábado e na próxima segunda-feira.

A demonstração do dia 28, em Lençóis Paulista foi suspensa, enquanto as atividades em Santa Rosa, Balneário Camboriú e Ponta Grossa foram marcadas para maio. 

Confira abaixo as novas datas. 

  • Santa Rosa (RS) – 06 de maio às 16h00
    Local: Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson
  • Balneário Camboriú (SC) – 07 de maio às 15h30 
    Local: Praia Central
  • Ponta Grossa (PR) – 08 de maio às 16h00
    Local: Jóquei Club Ponta Grossa
EDA/Divulgação.

Retorno das apresentações 

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, a Esquadrilha da Fumaça retomou as atividade de apresentações públicas em no início de março. Ao todo, já foram realizadas 17 demonstrações este ano, sete durante a FIDAE 2022 no Chile, onde foi destaque representando a FAB. 

As últimas duas demonstrações ocorreram em Porto Seguro (BA) e Ipatinga (MG), celebrando os 522 do descobrimento do Brasil e o aniversário das Cidades do Vale do Aço, respectivamente. 

A Esquadrilha vai completar 70 anos de história no dia 12 de maio. Ao longo das sete décadas, o esquadrão usou aeronaves T-6 Texan, T-24 Fouga Magister (único avião a jato usado pela equipe), T-25 Universal, T-27 Tucano e A-29 Super Tucano.

A unidade tem por missão “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira”. Sua sede é a Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP).