FAB EDA KC-390 A-29 Esquadrilha da Fumaça
Foto: Tenente Emília/FAB

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) está de volta ao Brasil, concluindo um circuito de apresentações pela região sul do país e no Chile. O Esquadrão de Demonstração Aérea pousou ontem (12) em sua sede, a Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). 

A Esquadrilha também já tem outras cinco demonstrações marcadas no sul, sudeste e nordeste do país. 

O retorno dos militares do EDA marca a conclusão do Circuito Sul 2022, com um total de 12 demonstrações no sul do Brasil e na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE) 2022 em Santiago, Chile, além de escalas na Argentina. 

“Passamos por 11 cidades em 3 países. Fizemos 12 demonstrações para um público total de mais de 100 mil pessoas. Voltamos com a bagagem cheia de experiência, novas histórias e um forte sentimento de missão cumprida”, diz a publicação da Esquadrilha no Instagram. 

A Esquadrilha da Fumaça retomou suas atividades de demonstrações públicas em março deste ano, com apresentações em Cabreúva, Tietê e Capela do Alto, no interior de São Paulo.

Esquadrilha da Fumaça EDA FAB Porto Alegre A-29
Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

Após mais uma participação na cerimônia do Dia do Especialista da Aeronáutica, na Base Aérea do Galeão (RJ), o EDA partiu para o Circuito Sul 2022, realizando cinco demonstrações em Santa Catarina (Joinville, Florianópolis e Tubarão) e duas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Charqueadas). 

Confira imagens da apresentação do EDA em Porto Alegre.  

No dia 01/04 o EDA seguiu do RS para o Chile, onde realizou sete demonstrações na FIDAE, sendo um voo de aprovação no dia 04/04. A Esquadrilha foi destaque junto com o KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT), que acompanhou a equipe de acrobacias durante a viagem.

Além de sobrevoarem a Cordilheira dos Andes duas vezes, o que gerou belíssimas imagens, os A-29 Super Tucano e o KC-390 fizeram escalas na Argentina em Mendoza (ida) e na Escuela de Aviación Militar, em Córdoba (volta).

https://twitter.com/fab_oficial/status/1513653819829374976

Próximas apresentações

A Esquadrilha da Fumaça recém retornou ao país, mas já tem cinco demonstrações agendadas para abril e maio. Confira as datas e localidades abaixo. 

  • Porto Seguro (BA) – 22 de abril 
  • Lençóis Paulista (SP) – 28 de abril 
  • Santa Rosa (RS) – 29 de abril 
  • Balneário Camboriú (SC) – 30 de abril 
  • Ponta Grossa (PR) – 01 de maio 

A Esquadrilha também produziu uma série de vídeos mostrando as apresentações no Circuito Sul.