A330 FAB Dublin Irlanda KC-30
O Airbus A330, futuro KC-30 FAB 2901 foi registrado nas instalações da International Aerospace Coatings em Dublin, Irlanda. Foto via Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O primeiro Airbus KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) está neste momento voando para o Brasil, onde pousará no início da manhã desta segunda-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O primeiro KC-30, que ainda pode ser rastreado pela sua matrícula comercial PR-AIS, decolou de Victorville, nos Estados Unidos, onde passou por um processo de avaliação  através da Comissão de Recebimento as condições do futuro FAB2901. Como o processo envolve autorizações internacionais para o A330 ser um equipamento militar, o voo da Europa para Victorville foi necessário.

Veja o rastreamento do voo BRS2901 Clicando Aqui.

No dia 13 de julho, a aeronave realizou sua primeira aparição com as cores da FAB no Aeroporto de Dublin na Irlanda. No mesmo local foram feitas as revisões e manutenções necessárias para tornar o futuro KC-30 em boas condições de operacionais.

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará, nesta terça-feira (26/07), na Base Aérea do Galeão (BAGL), a cerimônia que marca o recebimento da primeira aeronave KC-30, modelo A330-200, que será batizado como FAB 2901.

O avião é o primeiro do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade, com o objetivo de aumentar a capacidade da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

O KC-30 será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário. Este será o maior vetor já operado pela FAB e permitirá a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo conduzir 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas. Com as possibilidades de emprego estratégico do KC-30, a FAB adquire um significativo incremento em sua operacionalidade.

 

Da Jordânia para a Irlanda

Antes de chegar a Irlanda, o A330 saiu do Brasil para a Jordânia. A aeronave decolou do Aeroporto de Viracopos (SP) para Amã, na Jordânia, onde passou pelo Check C (revisão) nas instalações da Joramco. 

Como a empresa jordaniana não tinha vagas nas suas instalações de pintura, o KC-30 seguiu para a IAC em Dublin, onde foi fotografado na pintura cinza militar brasileira. Na imagem compartilhada pelo comandante da FAB, o jato ainda ostenta a matrícula civil PR-AIS. 

 

O Avião-tanque KC-30

O A330 da FAB que decolou de Dublin nesta tarde é parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A. 

A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

Futuramente os KC-30 2901 e 02 serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. Este serviço, no entanto, será coberto por outro contrato. Baptista Jr. revelou em maio que uma equipe da FAB já estava negociando o acordo com a Airbus.
 
Segundo a companhia, a conversão leva cerca de 18 meses. Saiba mais sobre o A330 MRTT e suas capacidades neste artigo especial do Portal AEROFLAP.