Advertisement

Estados Unidos e Reino Unido usam caças para defender Israel de ataque do Irã

Após dias de grande tensão, o Irã lançou um ataque massivo de drones e mísseis de cruzeiro contra Israel na noite desta sábado (13), marcando a primeira ação militar direta dos iranianos contra seu antigo inimigo. A mídia israelense reporta que parte do ataque está sendo repelido por aviões de caça dos Estados Unidos e do Reino Unido, destacados na região. 

Segundo o Canal 12, aviões de caça ingleses e norte-americanos decolaram para derrubar drones e mísseis lançados do Irã contra Israel. Navios militares fundeados perto de Israel, já acompanhando a tensão na região, também teriam disparado contra os drones iranianos. 

Até o momento não se sabe quais aviões foram empregados na defesa de Israel e quantos drones foram abatidos. Segundo a rádio israelense GLZ, mais de 100 dos drones lançados já foram interceptados fora do território israelense pelos EUA e pela Grã-Bretanha. 

É possível que os aviões britânicos sejam caças Eurofighter Typhoon destacados na base britânica de Akrotiri, no Chipre. Quanto aos aviões norte-americanos, acredita-se que possam ser caças F/A-18 Super Hornet embarcados em porta-aviões e outros modelos, como F-15 e F-16, dispostos na região há alguns meses por conta do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. 

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e sua equipe estão em gabinete de gerenciamento do conflito, junto com o alto-escalão das Forças de Defesa Israelenses (IDF). 

“O Irã lançou um ataque direto de solo iraniano contra o estado de Israel. Estamos monitorando de perto os drones assassinos iranianos que estão em rota enviados pelo Irã. Esta é uma escalada severa e perigosa”, disse o porta-voz da IDF, contra-almirante Daniel Hagari, em comunicado. “As nossas capacidades defensivas e ofensivas estão no mais alto nível de prontidão antes deste ataque em grande escala do Irã. Juntamente com os nossos parceiros, a Força de Defesa de Israel está operarando com força total para defender o Estado de Israel e o povo de Israel.”

O Irã, por sua vez, confirmou os ataques, no que chamou de Operação Promessa Verdadeira. O número exato de mísseis e drones, bem como seus tipos e modelos, ainda são desconhecidos. Relatos apontam para ondas com centenas de drones Shahed 136 e dezenas de mísseis de cruzeiro, alguns dos quais foram vistos atravessando o território do Iraque em direção a Israel. 

“A Divisão Aeroespacial do IRGC [Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã] lançou dezenas de mísseis e drones contra certos alvos dentro de [Israel]”, diz uma declaração do IRGC à mídia estatal iranianaafirmando ainda que o ataque é resposta aos “crimes do Estado de Israel”. 

 

*Esta matéria será atualizada com mais informações. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias