• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Este hidroavião gigante de 1945 está sendo vendido no Canadá

Foto: Brian Lockett

Um hidroavião utilizado especificamente para combater incêndios, e fabricado em 1945, está sendo comercializado por US$ 5 milhões pela empresa Platinum Fighter Sales.

A aeronave Martin JRM-3 Mars é a maior do tipo dedicada a combate a incêndios no mundo desde 2006, visto que tem capacidade de transportar 27000 litros de água, além da clara vantagem de abastecer imediatamente em rios, sem necessitar de suprimentos externos.

Com apenas cinco unidades fabricadas pela Martin, o avião “Hawaii Mars” está em perfeito estado de conservação e pronto para uso. A operadora do avião, Coulson Aviation, diz que todas as inspeções anuais foram realizadas desde 2016.

Foto: Divulgação

O enorme hidroavião foi projetado como um bombardeiro de patrulha durante a Segunda Guerra Mundial e serviu como aeronave de transporte e ambulância aérea durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia.

Apesar de todas essas missões, o Martin JRM-3 Mars opera pelo menos desde a década de 50 em missões de combate aos incêndios florestais, comuns na América do Norte no período de verão.

O atual proprietário, Wayne Coulson, declarou: “A aeronave e as tripulações da Martin Mars serviram como suporte crítico em sua vida militar e civil e estamos procurando encontrar um indivíduo que respeite e cuide da aeronave tanto quanto nós e seus proprietários anteriores.”

O Martin JRM-3 Mars é equipado com quatro motores Wright R-3350 radiais de 18 cilindros e que produzem 2500hp de potência (cada). Sua velocidade em voo é baixa (310 km/h), compensada por um alcance possível de até 8000 km e pela capacidade de sobrevoar as áreas de incêndio a 185km/h, impossível para aviões a jato.

Por ser um avião de 1945, o JRM-3 Mars precisa de quatro tripulantes técnicos para a operação do voo: Comandante, Copiloto, Engenheiro de voo e Navegador.

Por ser praticamente um avião único, o valor de venda é de US$ 5 milhões.

 

Com informações de Aerial Fire Magazine

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap