A Etihad Airways, de Abu Dhabi, disse neste domingo que vai investir na Alitalia caso seja cumprida uma série de condições. A declaração encerra meses de negociações sobre o futuro da companhia aérea italiana, que está quase falida. O presidente e executivo-chefe da Etihad, James Hogan, não divulgou os termos do acordo, mas disse que o investimento será benéfico para ambas as companhias.
Lançada há 10 anos, a Etihad se expandiu rapidamente em todo o mundo e agora possui participações em sete companhias aéreas, desde Austrália até a Irlanda. As negociações para a compra de até 49% da Alitalia estavam emperradas porque a Etihad exigia que a companhia italiana reduzisse ainda mais os custos trabalhistas e reestruturasse sua dÃvida.
Gabriele Del Torchio, CEO da Alitalia, disse que o investimento dará “estabilidade financeira” Ã companhia. A Alitalia só não quebrou em dezembro porque recebeu uma injeção de 300 milhões de euros de seus acionistas e 200 milhões de euros em linhas de crédito.
O negócio deve ser analisado minuciosamente pela União Europeia, que está preocupada com a compra de participações minoritárias de companhias aéreas europeias por empresas estrangeiras.
Etihad deve comprar participação na Alitalia
Sign in
Welcome! Log into your account
Forgot your password? Get help
Password recovery
Recover your password
A password will be e-mailed to you.