CH-47F Chinook do exército dos EUA- Foto U.s Airforce Sgt. Gregory Brook

O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de helicópteros pesados Boeing CH-47F Chinook para os Emirados Árabes Unidos, o valor da venda gira em torno dos US$ 830 milhões. Essa informação foi divulgada pela Agência de Cooperação em Segurança de Defesa.

Ao todo os UAE (Emirados Árabes Unidos), solicitou a compra de 10 unidades, além de um pacote completo que inclui sistemas de navegação, armas, o Sistema de Combustível de Longo Alcance, equipamentos de comunicação, sensores, sistemas de proteção, incluindo armaduras, peças, peças de reposição, suporte e treinamento.

De forma mais detalhada isso inclui, 26 (vinte e seis) motores T55-GA-714A; vinte e quatro (24) sistemas embarcados de posicionamento global com sistema de navegação inercial (GPS / INS); doze (12) sistemas comuns de aviso de mísseis AN / AAR-57 (CMWS); vinte (20) Mini-pistolas M134D-H; e vinte (20) metralhadoras M240H.

Também estão incluídos os equipamentos de sobrevivência da aeronave para: APR-39A (V) l, AN / ARC-231, Harris RF-7850A-MR, Thales 5400NS, Tetra THR9i, AN / APX-123A, WESCAM MX-l5HDi, ARN-147 VOR / ILS, ARN-153 TACAN, transmissores receptores APN-209, indicador APN-209, AN / ARC-220; Sistema de supressão de infravermelho (IRSS); Sistema rápido de inserção / extração de cordas (FRIES); Sistema de Combustível de Faixa Estendida (ERFS); Equipamento de combate a incêndio; Sistema de proteção de armadura balística; suporte à dignidade do ar; peças de reposição e reparo; equipamentos de comunicação; treinamento de pessoal e equipamento de treinamento; pesquisas no local; ferramenta e equipamento de teste; equipamento de apoio no solo; reparo e devolução; publicações e documentação técnica; Equipe de Garantia da Qualidade (QAT); Serviços de suporte técnico, logístico e de engenharia do governo dos EUA e contratados; e outros.

“A venda proposta expandirá a frota de helicópteros dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, aprimorará as capacidades operacionais e defensivas dos Emirados Árabes Unidos para melhor defender os interesses de segurança nacional dos EUA e dos Emirados Árabes Unidos na região e aumentará as contribuições dos Emirados Árabes Unidos para quaisquer futuros esforços conjuntos ou de coalizão que exijam apoio de helicóptero”, afirmou o DSCA.

CH-47F Chinook- Foto: Via Web

O Chinook é o principal helicóptero logístico pesado dos EUA e é usado pelo exército norte-americano, dentre as capacidades de carga, pode transportar até 50 militares, além de equipamentos militares.

A variante CH-47F tem uma velocidade de cruzeiro de 290 km / h (180 mph) e teto de serviço de 20.000 pés (6.000 m). Pode transportar uma carga útil superior a 10.800 kg (24.000 lbs).


Fora dos EUA existem demais nações que operam esse helicóptero, como por exemplo o Reino Unido e a força aérea da Índia, que em fevereiro recebeu quatro unidades do CH-47.

Além da possível venda dos CH-47F para os Emirados Árabes, outro país árabe poderá receber unidades deste gigante de asas rotativas, a Arábia Saudita deverá comprar oito unidades do Chinnok, por um valor estimado em US$ 26 milhões.

 

Fonte de apoio: Us Defense Post/DSCA 

Edição: Aeroflap