Boeing CH-47F Chinook Espanha
CH-47F Chinook da Espanha. Foto: Boeing.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou no dia 26 a venda de 23 helicópteros de transporte pesado CH-47F Chinook para o Egito. Avaliado em US$ 2.6 bilhões, o negócio ainda deve ser aprovado pelo Congresso. 

Segundo a publicação da Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA), além dos helicópteros a venda inclui 10 motores Honeywell T-55-GA-714A sobressalentes, 75 metralhadores M240 calibre 7,62×51, Sistema de Inserção e Extração por Fast Rope (FRIES), bambi bucket para combate a incêndios, Sistema de Combustível de Alcance Estendido (ERFS), bem como vários outros instrumentos de comunicação segura, navegação e autoproteção. 

“A venda proposta melhorará a capacidade de carga pesada do Egito. O Egito usará essa capacidade aprimorada para fortalecer sua defesa nacional e impedir ameaças regionais. O Egito não terá dificuldade em absorver esses equipamentos e serviços em suas forças armadas. A proposta de venda desses equipamentos e suporte não alterará o equilíbrio militar básico da região.”

De acordo com o portal Flightglobal, citando dados da Cirium, a Força Aérea do Egito possui 19 helicópteros CH-47D mais antigos, com idade entre 22 e 41 anos. 

CH-47D Cegito
CH-47 da Força Aérea do Egito. Foto: Dmitriy Pichugin/Airliners.net

O Chinook entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos em 1962, mas a Boeing-Vertol começou o desenvolvimento da aeronave ainda nos anos 1950, quando o US Army anunciou que desejava substituir o CH-37 Mojave. 

Com mais de 1200 unidades produzidas desde então, o CH-47 se consolidou como uma referência em transporte pesado de asas rotativas, tendo participado de uma série de conflitos no mundo todo.

Em 1982, durante a Guerra das Falklands/Malvinas, tanto a Argentina como o Reino-Unido empregaram o modelo. A aeronave também é bastante usada em operações de ajuda humanitária e auxílio em desastres.

O Chinook possui um par de motores turboeixo Lycoming T55, é operado por três a cinco tripulantes e é capaz de carregar 24 toneladas de carga.

CH-47 Chinook da Holanda. Foto: Ministério da Defesa Holandês.

Importante destacar que essas especificações variam entre as versões do helicóptero: o Chinook Block II, por exemplo, pode carregar 907 quilos a mais que o CH-47F, tendo sido adquirido pela Inglaterra por US$ 578 milhões. Por fim, o CH-47 é operado por mais de 20 países, incluindo Espanha, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Índia, Grécia e outros.