Advertisement

EUA fornecerão caças F-15 ao Egito, afirma general

F-15EX EUA USAF

Os Estados Unidos venderão caças Boeing F-15 Eagle para o Egito, revelou o General Kenneth McKenzie, nesta terça-feira (15). McKenzie é chefe do Comando Central dos EUA, responsável pelo Oriente Médio, Ásia Central e Sul. 

“Acho que temos boas notícias, pois vamos fornecer a eles o F-15, o que foi um trabalho longo e difícil”, disse o general McKenzie aos senadores dos EUA durante uma audiência do Comitê de Forças Armadas do Congresso. 

“Eles acharam que foi muito longo, demorou muito”, afirmou o General. McKenzie não deu detalhes sobre a versão da aeronave, nem quando ou quantas aeronaves serão repassadas ao país. Segundo o portal Aviation Weekos EUA exportarão o F-15EX Eagle II, versão mais moderna do caça de superioridade aérea. 

F-15EX EUA
F-15EX Eagle II em voo. Foto: Tech Sgt John McRell/USAF.

O Egito já tentava adquirir o F-15 há décadas, mas Washington limitou o país ao F-16 por conta das relações conturbadas entre os países, além da forte ligação que os EUA tem com Israel. Na região, Israel, Catar e Arábia Saudita operam o avião de combate norte-americano em diferentes variantes. 

Mesmo adquirindo caças Mirage e Rafale da França, Cairo se aproximou da Rússia e adquiriu 50 caças MiG-29M2 Fulcrum e chegou a comprar 24 Sukhoi Su-35 mesmo sob as ameaças de sanções dos EUA. No entanto, os aviões da Sukhoi nunca foram entregues. 

Conforme a Reuters, McKenzie enfatizou em fevereiro a assistência militar “muito robusta” ao Egito ao voar para o Cairo após uma decisão do governo do presidente Joe Biden de cortar US$ 130 milhões em ajuda militar ao país por questões de direitos humanos.

General Kenneth McKenzie, comandante do Comando Central dos EUA. Foto: Pentágono.

O presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, um ex-chefe do Exército, foi criticado por esmagar a dissidência desde que chegou ao poder depois de liderar a deposição em 2013 do presidente eleito Mohamed Mursi do agora banido partido islâmico, a Irmandade Muçulmana.

Autoridades dos EUA disseram que a relação americana com o Egito é complexa. O país árabe mais populoso é um aliado vital e uma voz-chave no mundo árabe. Oficiais militares dos EUA há muito enfatizam o papel do Egito na aceleração da passagem de navios de guerra dos EUA pelo Canal de Suez e na concessão de sobrevoo para aeronaves militares americanas.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Egito, EUA, F-15, usaexport