Advertisement

EUA perdem mais um caça F-16 em acidente na Coreia do Sul

Caça F-16 Fighting Falcon da 8ª Ala da Base Aérea de Kunsan, na Coreia do Sul. Foto: USAF.

Um avião de caça F-16 Fighting Falcon da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) caiu na manhã desta quarta-feira (31) na costa da Coreia do Sul. O acidente ocorreu às 08:41 (horário local) durante um voo de treinamento. O piloto, único tripulante da aeronave, ejetou.

Fontes afirmaram à agência Yonhap que o F-16 caiu em águas perto de Gunsan, 274 quilômetros ao sul de Seul. Militares dos EUA informaram que o caça sofreu uma emergência em voo, forçando a ejeção do piloto. O aviador foi resgatado mais tarde por equipes de salvamento, levado ao hospital em condições estáveis.

“Estamos muito gratos às forças de resgate da República da Coreia e a todos os nossos companheiros de equipe que tornaram possível a rápida recuperação do nosso piloto”, disse o coronel Matthew C. Gaetke, comandante da 8ª Ala de Caça.“Agora mudaremos nosso foco para a busca e recuperação da aeronave.” 

Gunsan abriga a base aérea de Kunsan, uma das principais instalações dos militares dos EUA na Coreia do Sul. Localizada no oeste do país, a base é sede para dois esquadrões de F-16 da USAF, um esquadrão de caças F-16 sul-coreanos e um batalhão de artilharia antiaérea do Exército dos EUA.

Este é o terceiro acidente envolvendo um F-16 dos EUA baseado na Coreia do Sul, em menos de um ano. Em maio do ano passado um F-16 caiu perto da Base Aérea de Osan, em Pyeongtaek, 60 quilômetros ao sul de Seul. Em dezembro, outro F-16 caiu no Mar Amarelo durante um treinamento de rotina. As três aeronaves acidentadas pertenciam à 8ª Ala de Caça. 

A Força Aérea dos EUA destacou uma equipe para apurar as causas do acidente. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Coreia do Sul, F-16, usaexport