Advertisement

EUA querem cortar compra de helicópteros protetores de mísseis nucleares

Helicóptero MH-139 Grey Wolf será usado na proteção das bases de mísseis nucleares da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto: USAF/Divulgação.

Em sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2025 (FY2025), a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) quer diminuir a encomenda de helicópteros MH-139 Grey Wolf. Fabricado pela Leonardo Helicopters em parceria com a Boeing, o MH-139 tem a missão de defender as bases de mísseis balísticos nucleares dos EUA. 

Conforme o orçamento vigente, a USAF compraria 74 MH-139, que devem substituir os Bell UH-1N Huey. Com a nova solicitação, que ainda deve ser aprovada pelos congressistas norte-americanos, a USAF quer comprar apenas 36 unidades do novo helicóptero. 

A decisão da Força Aérea veio apenas três dias depois do primeiro MH-139 entrar em serviço, entregue à base aérea de Malmstrom. 

“Trata-se apenas do orçamento geral da Força Aérea e do que podemos e do que não podemos pagar”, disse o chefe de aquisições da Força Aérea, Andrew Hunter em audiência no Congresso. “O que estamos fazendo é enviar o MH-139 para todas as forças nucleares, ou seja, o Comando de Ataque Global. Estamos colocando em campo os sistemas necessários para essas forças. Prevíamos também a substituição de aeronaves em outros locais não associados ao Comando e aqueles que não poderemos substituir.”

A Força Aérea comprou 20 helicópteros até o YF24, e os documentos orçamentários mostram que a USAF compraria oito no YF25, mas depois cairia para duas aquisições por ano até o Ano Fiscal de 2029. Dessa forma, o valor investido seria reduzido para US$ 1,4 bilhão em comparação aos quase US$ 2,6 bilhões, conforme os orçamentos para os anos fiscais de 2024 e 25. 

O MH-139 é baseado no Leonardo AW139, um helicóptero de médio porte já bastante usado em organizações militares e de segurança público ao redor do globo. No Brasil, por exemplo, é empregado pelo CAOP da Polícia Federal.

O modelo foi selecionado em setembro de 2018 pela Força Aérea dos EUA para substituir os UH-1N no serviço de proteção das bases de mísseis balísticos intercontinentais. Os recursos aprimorados do MH-139A permitem que o helicóptero realize missões de forma mais rápida, silenciosa e eficiente. Com um aumento de 50% na velocidade e alcance e um aumento de 5.000 libras no peso bruto máximo, a aeronave está bem posicionada para executar a missão da Força Aérea de proteger locais de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) nos Estados Unidos.  O Grey Wolf está sendo produzido na linha de produção da Leonardo na Filadélfia.

Com informações de Breaking Defense 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: MH-139, USAF