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Ex-TAM Cargo, Boeing 767 da LATAM volta para o Brasil após manutenção e atualização de pintura

PR-ACO Boeing 767 LATAM TAM Cargo Avião

Chegou ao Brasil nesta terça-feira (1º) o Boeing 767-300F que voava anteriormente com a pintura da TAM Cargo, e agora as cores atualizadas para LATAM Cargo. A aeronave chegou no Aeroporto Internacional do Recife por volta das 11h29 da manhã.

O Boeing 767 de matrícula PR-ACO voou cerca de 13 horas e 13 minutos, com isso a tripulação deverá realizar um pernoite na capital pernambucana e seguir viagem para Campinas amanhã. A aeronave estava em Abu Dhabi realizando Check-D e atualização de pintura.

O avião está na malha da LATAM desde setembro de 2007, quando começou a operar pela ABSA Cargo, uma empresa subsidiária da TAM.

Uma breve história do PR-ACO

Com quase 16  anos de operações, o PR-ACO iniciou a sua trajetória operacional na Japan Airlines (JAL Cargo) em setembro de 2007, sob o registro JA632J. Curiosamente, este avião saiu zero de fábrica para as operações de carga e possuía uma livery chamativa em alumínio polido, o famoso ‘Bare Metal’. 

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores
Foto: Kentaro Iemoto via Wikimedia Commons

Em novembro de 2010, o JA632J passou a operar na MAS Air Cargo do México, com o registro N526LA. A empresa chegou a fazer parte do Grupo LATAM, tornando-se a LATAM Cargo México, entretanto, em dezembro de 2018, o Grupo LATAM vendeu suas ações da empresa, e assim, a MAS Air voltou a operar de forma independente. 

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores
Foto: Alan Wilson via Wikimedia Commons

 

Novo operador, mas agora no Brasil: TAM Cargo (ABSA Cargo)

Boeing 767-300ER TAM Cargo

O ano é 2014, quando a TAM Cargo no auge das suas operações chegou a operar 6 aeronaves do modelo Boeing 767-300F, com o PR-ACO sendo a última aeronave adicionada na da companhia brasileira. 

Na época, com pouco mais de 7 anos de operações, o PR-ACO estava agora no seu terceiro operador, mais precisamente a ABSA Cargo, uma subsidiária cargueira da TAM que logo após a fusão com a LAN Chile, passou a fazer parte do Grupo LATAM. 

Além do PR-ACO, o PR-ADY foi outro Boeing 767 com as cores da TAM Cargo, porém, o avião foi repassado para a FedEX em outubro de 2014, e 4 anos mais tarde, retornou para o Grupo LATAM, dessa vez atuando pela LATAM Cargo Colômbia sob o registro N536LA.

Para os curiosos de plantão, há um artigo nosso que conta a história da ABSA Cargo, para acessar o conteúdo, basta clicar aqui

 

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