Advertisement

Exército dos EUA aprova produção em série de novos mísseis AGM-179 JAGM

Míssil JAGM AGM-179 AR-SOLO LOCKHEED

A Lockheed Martin recebeu em 30/08 aprovação do Exército dos EUA para a iniciar a produção plena (FRP) dos novos mísseis ar-solo AGM-179 Joint Air To Ground Missile (JAGM). 

A autorização era esperada para o ano passado, mas sofreu atrasos pois testes mostraram que o JAGM não atendia aos requisitos de letalidade estipulados pelo Exército e Corpo de Fuzileiros Navais (USMC). 

O armamento deve substituir os AGM-114 Hellfire, um dos principais mísseis do tipo em uso nos EUA e demais nações, bem como BGM-71 TOW antitanque e o AGM-65 Maverick, também produzidos pela Lockheed.

Imagem: Lockheed Martin.

Segundo a Lockheed, a decisão do FRP permite que os mísseis sejam produzidos em quantidades maiores para seus clientes sem restrições. O marco também marca a conclusão bem-sucedida dos testes operacionais do JAGM nos helicópteros AH-64E Apache do Exército e AH-1Z Viper do USMC.

“A JAGM provou repetidamente que é confiável quando mais importa, fornecendo recursos ofensivos e de defesa focados na missão e mantendo uma vantagem competitiva contra quaisquer adversários em potencial”, diz Jerry Brode, vice-presidente de Sistemas de Combate Aproximado da Lockheed Martin Missiles e Controle de Fogo. “O marco de produção de taxa total do programa fala muito sobre como a precisão e a eficácia de combate da JAGM continuam a fornecer soluções do século 21 em um ambiente de ameaças em constante evolução.”

O JAGM entrou em produção reduzida há quatro anos, para que a Lockheed criasse as bases de fabricação ao mesmo tempo em que fornece suporte aos testes operacionais do míssil. O milésimo JAGM foi entregue ao Exército em fevereiro e no mês seguinte teve capacidade operacional inicial declarada pelos Fuzileiros.
 
AGM-179 AH-1Z USMC míssil mísseis
Mísseis AGM-179 JAGM durante testes com o AH-1Z Viper dos Fuzileiros. Foto: USMC.

O AGM-179 é um míssil multissensor compatível com o lançador M299 e, com atualizações de integração apropriadas, para todas as plataformas (aérea, terrestre e marítima) que atualmente empregam mísseis Hellfire ou TOW. O míssil combina um buscador de modo duplo com o barramento de mísseis Hellfire comprovado em combate para levar o engajamento de precisão ao próximo nível.

Com informações de Lockheed Martin

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AGM-179, Lockheed Martin, Mísseis, usaexport