Foto - Airbus

A Airbus Helicopters (antiga Eurocopter), teve uma modificação no contrato de compra de 12 helicópteros UH-72 Lakota adicionais para o Exército dos EUA. O contrato está com um valor estimado em US$ 122,66 milhões.

Em 2018 quando foi feita a aquisição uma modificação já havia sido feita, isso porque na época era obrigatória tal modificação para que fosse feita a concessão pelo Comando de Contratação do Exército dos EUA (ACC).

Em relação aos trabalhos em si com as novas aeronaves de asas rotativas, as devidas montagens vão ocorrer em Columbus, Mississippi, com a data de conclusão prevista para o ano de 2022.

O UH-72 é uma variante bimotora para uso militar do Eurocopter EC145. O helicóptero foi selecionado como vencedor pelo Exército dos EUA em 2006 que na época estava com o programa LUH (Light Utility Helicopter).

Dentre as capacidades do UH-72 as missões médicas são um fator destacável, as aeronaves podem ser equipadas com duas macas e assentos para assistentes e médicos.

O cockpit da aeronave é avançado proporcionando aos aviadores um glass cockpit, com modernos equipamentos de comunicação.