Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Fotos: VFC-12 - Artyom Anikeev.

Um caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos EUA (USN) foi registrado ostentando uma pintura similar à usada por um dos protótipos do caça furtivo russo Sukhoi Su-57 Felon. A aeronave pertence ao esquadrão VFC-12 Fighting Omars, unidade com sede na Estação Aeronaval de Oceana e que tem por função o treinamento de combate aéreo, realizando o papel de avião inimigo, adversary (aggressor). 

As imagens, publicadas no perfil do Facebook da unidade, mostram o F/A-18E com número (bort number) 12 vermelho. Também é possível ver outro F/A-18F com o bort 22 vermelho ao fundo, mas sem nenhum pintura especial ao que aparenta. A unidade está no processo de transição dos F/A-18C/D Hornet Legacy para os F/A-18E/F Super Hornet. As fotos foram registradas durante a cerimônia de aposentadoria do comandante da unidade, Commander Matt Runzel, explica o The Aviationist

Militares em frente ao F/A-18E Super Hornet com a pintura Mako. Foto: VFC-12.

A pintura é chamada de “Mako” e é inspirada no esquema usado em três protótipos do Su-57. O padrão, também chamado de White Shark, vem do Tubarão-Mako, espécie que segundo a Revista Galileu, pode chegar a quatro metros e se faz presente tanto em águas tropicais quanto temperadas. A pintura mako foi usada no T-50-5/5R, T-50-6-2 e T-50-8, quinto, sexto e sétimo protótipos de voo do caça russo. 

T-50 ostentando a pintura Mako/White Shark. Foto: Artyom Anikeev.

Para aumentar o realismo dos treinamentos e facilitar a memorização dos esquemas de pintura e marcações russas, os EUA pintam suas aeronaves aggressor “imitando” os mesmos padrões. O VFC-12 já havia pintado um de seus F/A-18D com o padrão ghost, em tons de cinza com azul pixelado, também usado pelo Su-57/T-50. 

F/A-18D Hornet ostentando a pintura Ghost. Foto: VFC-12.

A pintura White Shark também é a primeira de uma série de padrões novos que os F/A-18E/F da unidade receberão nos próximos meses, segundo o The War Zone, incluindo pinturas que seguem o padrão usado em caças da China, com o J-10 e J-15 Flying Shark, Irã, com o F-14A Tomcat, Coréia do Norte com o MiG-29 Fulcrum e outros países. 

Pintura usada no F-14A Tomcat da Força Aérea Iraniana. Imagem via The War Zone.

DEIXE UMA RESPOSTA