Advertisement

F/A-18 Super Hornet que caiu no Mar Mediterrâneo é levado de volta aos EUA

F/A-18E Super Hornet Marinha dos EUA acidente porta-aviões

Mais de dois meses depois de cair de um porta-aviões e afundar nas águas do Mar Mediterrâneo, um caça F/A-18 Super Hornet está sendo levado de volta aos EUA. A aeronave da Marinha sofreu diversos danos na fuselagem. 

O acidente ocorreu no dia 08 de julho e deixou um marinheiro com ferimentos leves. A aeronave estava a bordo do porta-aviões nuclear USS Harry S. Truman e caiu no mar por conta de condições meteorológicas inesperadas. O porta-aviões da Classe Nimitz estava sendo reabastecido por outro navio no momento em que o caça supersônico caiu do deque.

Quase um mês depois, a Marinha conseguiu resgatar o caça do fundo do mar, a uma profundidade de quase 9500 pés (cerca de 2,8 km). Os detalhes dessa operação podem ser conferidos nesta matéria. O avião é um F/A-18E Super Hornet, pertencente a Esquadrão de Caça e Ataque 211 (VFA-211 Flying Checkmates) e foi inicialmente levado ao porto de Augusta, na Itália. 

F/A-18E Super Hornet acidente Marinha dos EUA Mar Mediterrâneo.
Foto via The Aviationist.

Uma imagem obtida pelo The Aviationist mostra que o avião sofreu danos nos bocais dos motores F414, lemes, estabilizadores horizontais e canopy. 

Agora, o jato avaliado em cerca de US$ 67 milhões está finalmente voltando ao seu país de origem. Enrolado em plástico azuis, mas com a cauda descoberta, o avião foi embarcado no navio roll-on, roll-off (RORO) USNS Mendonca da Marinha dos EUA no dia 16/08. 

Foto: Marinha dos EUA.

“A tripulação do Mendonca ajudou no planejamento do içamento, pousando a aeronave do guindaste da barcaça de salvamento e prendendo o F/A-18 no convés”, de acordo com o Capitão James Gill, comandante do USNS Mendonca.

“O USNS Mendonça recebeu a tarefa devido ao nosso espaço de carga disponível e localização geográfica. Fomos a peça certa no lugar certo na hora certa.”

O navio deixou a Itália no mesmo dia, passando por Rota, na Espanha, três dias depois. Agora, a embarcação e sua carga especial estão no meio do Oceano Atlântico. O porta-aviões Harry Truman, por outro lado, permanece na região do Mediterrâneo, apoiando as ações da OTAN face à invasão da Rússia na Ucrânia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, F/A-18 Super Hornet, usaexport