Advertisement

FAA alerta que Boeing 737 MAX 10 pode não receber certificação em 2022

bOEING 737 MAX 10

Uma carta da Federal Aviation Administration (FAA) enviada para a Boeing alerta a fabricante sobre o prazo para certificar o 737 MAX 10 com base nas regras atuais da agência, antes de uma mudança completa nas diretrizes de trabalho.

A carta da FAA também alerta para o prazo de certificação de outra aeronave, o 777-9X. O grande risco é esses aviões precisarem voltar ao passo zero da certificação, pelas novas normas que serão implementadas a partir do primeiro dia de 2023 pela FAA. 

De acordo com o The Seattle Times, atualmente a FAA está preocupada sobre o cronograma proposto pela Boeing para a certificação do 737 MAX 10, apontando que a fabricante não está seguindo a risco os itens propostos anteriormente, logo, o cronograma está atrasado.

Já a Boeing se posicionou confirmando que está trabalhando para certificar o 737 MAX 10 em 2022, e dispensa quaisquer comentários da FAA atualmente, afirmando que está comprometida com as necessidades do programa de certificação.

Com os acidentes envolvendo o próprio Boeing 737 MAX, a FAA adotou uma postura mais rígida com relação aos processos de certificação de qualquer aeronave. 

Boeing 737 MAX 10 Qatar
Foto: Boeing/Divulgação

A mais recente medida esta relacionado aos alertas emitidos no cockpit para a tripulação em decorrência de alguma falha ou mal funcionamento nos sistemas do avião durante o voo. O projeto de lei também reduz a influência da Boeing e de outras fabricantes de aeronaves no processo de certificação, possibilitando a FAA realizar trabalhos sem ‘pressão’. 

O impasse da Boeing com os novos regulamentos está mais especifico em relação ao Sistema de Indicação de Motores e Alerta de Tripulação (EICAS), na qual somente a família 737/737 MAX não está apta.

Para que todas as aeronaves Boeing 737 estejam em conformidade com o novo sistema, a fabricante precisaria trabalhar bastante no cockpit da aeronave pois os sistemas utilizados são herdados das primeiras gerações.

O EICAS é um sistema que avisa os pilotos sobre qualquer problema nos sistemas de voo e instrui os pilotos a como lidar com a situação. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 737 MAX 10, Boeing, certificação, FAA, problema