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Novo regulamento para certificação de aeronaves pode afetar planos da Boeing com o 737 MAX 10

Boeing 737 MAX 10 Qatar

Está nos planos da Boeing conseguir a certificação de sua nova aeronave 737 MAX 10 até o final deste ano porém alguns fatores podem fazer com que essa nova certificação atrase.

A Boeing tem um prazo e este prazo é até o dia 31 de dezembro de 2022 a fabricante está receosa quanto a esse prazo por causa de um novo regulamento nos EUA para a certificação de aeronaves.

Com os acidentes envolvendo o próprio Boeing 737 MAX, a FAA adotou uma postura mais rígida com relação aos processos de certificação de qualquer aeronave. 

A mais recente medida esta relacionado aos alertas emitidos no cockpit para a tripulação em decorrência de alguma falha ou mal funcionamento nos sistemas do avião durante o voo.

Caso o 737 MAX 10 não seja certificado até 31 de dezembro, a Boeing teria de implementar um treinamento a mais para o modelo resultando assim em um aumento de custos para operar o avião.

Agora a Boeing está buscando uma solução e visa tentar uma ação no Congresso para tentar ampliar o prazo de certificação do 737 MAX 10. Ao mesmo tempo, a fabricante está certificando o 737 MAX 7, que pelas suas especificações tem um caminho mais ‘fácil’.

Veja este artigo sobre trem de pouso especial do 737 MAX 10.

O projeto de lei também reduz a influência da Boeing e de outras fabricantes de aeronaves no processo de certificação, possibilitando a FAA realizar trabalhos sem ‘pressão’. 

O impasse da Boeing com os novos regulamentos está mais especifico em relação ao Sistema de Indicação de Motores e Alerta de Tripulação (EICAS), na qual somente a família 737/737 MAX não está apta.

Para que todas as aeronaves Boeing 737 estejam em conformidade com o novo sistema, a fabricante precisaria trabalhar bastante no cockpit da aeronave pois os sistemas utilizados são herdados das primeiras gerações.

O EICAS é um sistema que avisa os pilotos sobre qualquer problema nos sistemas de voo e instrui os pilotos a como lidar com a situação. 

Em geral, o novo avião da Boeing, o maior 737 já feito está passando pelo processo mais rigoroso de qualquer outra aeronave da família. Suas características fizeram com que partes desse projeto fossem feitas do ‘zero’ e por isso tamanho rigor em certificar o avião.

 

 

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