FAA determina inspeção imediata de 165 aviões Boeing 737 NG

Cerca de 165 aviões 737 NG, dos 1911 que estão registrados nos Estados Unidos, terão que passar por inspeções para verificar possíveis trincas estruturais.

A FAA, Administração Federal de Aviação dos EUA, solicitou que as companhias dos Estados Unidos que utilizam o 737 NG, a geração anterior, façam uma análise das asas de suas aeronaves, para descobrir possíveis rachaduras.

Esses 165 aviões estão com mais ciclos de uso, e devem ser inspecionados nos próximos 7 dias, obrigatoriamente. A agência disse que as inspeções podem ser feitas visualmente e requerem cerca de uma hora.

O pedido exige que as companhias aéreas, dentro de sete dias a partir de 03 de outubro, inspecionem as aeronaves que acumularam mais de 30.000 ciclos de voo. As aeronaves que registraram entre 22.600 e 29.999 ciclos devem ser inspecionadas dentro de 1.000 ciclos adicionais, diz o pedido.

Cada ciclo equivale a uma decolagem e um pouso.

“Os relatórios de inspeção exigidos por esta DA permitirão ao fabricante obter uma melhor compreensão da natureza, causa e extensão das trincas e, eventualmente, desenvolver uma ação final para lidar com as condições inseguras”, disse a diretriz da FAA.

A rachadura a ser analisada está em uma área que realiza a junção da asa com a fuselagem da aeronave.


A FAA disse que a Boeing notificou a agência do problema depois de encontrar o problema em um avião na China, e que as inspeções subsequentes mostraram que outros aviões também tinham rachaduras.

A Boeing já tem um planejamento e métodos de reparo para essa parte estrutural.

“Nos próximos dias, trabalharemos em estreita colaboração com nossos clientes para implementar um plano de inspeção recomendado para determinados aviões da frota”, disse a Boeing em nota.

Outras agências ainda não declararam se vão obrigar inspeções obrigatórias em aviões do modelo 737 NG.

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