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FAA emite recomendação de segurança para inspeção no plug de porta do Boeing 737-900ER

Boeing 737-900ER

Como uma camada adicional de segurança, a Administração Federal de Aviação (FAA) está recomendando que os operadores de aeronaves Boeing 737-900ER inspecionem visualmente os plugues da porta, com o intuito de garantir que esta esteja devidamente protegida. O Boeing 737-900ER não faz parte da nova frota MAX, mas tem o mesmo design de plugue de porta.

De acordo com seus Sistemas de Gerenciamento de Segurança, os operadores realizaram inspeções adicionais no Boeing 737-900ER após a perda de um plugue de porta no meio da cabine em um avião Boeing 737-9 MAX em 5 de janeiro.

A recomendação da FAA

A FAA emitiu a seguinte recomendação no dia 21 de janeiro de 2024: “Os operadores são incentivados a realizar uma inspeção visual para garantir que o tampão da porta esteja impedido de qualquer movimento através dos dois parafusos da guia superior e dos dois parafusos de supressão inferiores. Consulte o Manual de Manutenção da Aeronave e o Documento de Planejamento de Manutenção do Conjunto do Plugue da Fuselagem 737-900ER (MPD) para obter mais informações, independentemente de esta inspeção ter sido realizada no âmbito do programa de manutenção existente antes da EAD. À medida que os Operadores realizam as inspeções visuais, eles também são incentivados a relatar as descobertas ao seu escritório de gerenciamento de certificados.”

Boeing 737 MAX 9

A recomendação ocorre após uma das portas de emergência auxiliar ter se soltado em voo, de um Boeing 737 MAX 9, operado pela companhia aérea Alaska Airlines, sendo que na sequência do evento a FAA suspendeu imediatamente a operação de 171 aeronaves Boeing 737 MAX 9.

Segundo a Reuters, um porta-voz da Boeing disse que “apoiamos totalmente a FAA e nossos clientes nesta ação”.

Parecer recente da Alaska Airlines e da United Airlines

No dia 20 de janeiro de 2024 a companhia Alaska Airlines emitiu o seguinte parecer: “Nossos técnicos de Manutenção e Engenharia concluíram inspeções preliminares de um grupo de nossas aeronaves 737-9 MAX, conforme solicitado pela FAA. Fornecemos os dados à Boeing, que os compartilhará com a FAA para análise e consulta adicionais. O aterramento contínuo do 737-9 MAX continua a impactar nossas operações com todos os 737-9 MAX pausados. Esta continua sendo uma situação dinâmica e agradecemos muito a paciência. Estamos notificando aqueles cujos voos foram cancelados e trabalhando para acomodá-los novamente”.

Já United Airlines disse, no domingo, que estava estendendo o cancelamento de seus voos MAX 9 até 26 de janeiro.

 

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