Advertisement

FAA solicita correção estrutural para aviões da versão Boeing 737 NG

Boeing BBJ (737)

A Federal Aviation Administration (FAA) publicou nesta terça-feira uma nova Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) para os aviões da família Boeing 737, especificamente dos modelos 600, -700, -700C, -800, -900 e -900ER.

Desta vez a Diretriz solicita que os operadores de determinados aviões deste modelo inspecionem as emendas rebitadas entre as chapas da fuselagem, fabricadas em alumínio. De acordo com a FAA, existe uma possibilidade dessas chapas se romperem em voo, com o avião pressurizado, devido a uma fadiga do material.

A inspeção deverá incluir uma análise de possíveis trincas nestas chapas que revestem toda a fuselagem, através do uso de líquido penetrante ou uma análise mais avançada dessas placas, como raio-x ou ultrassom. Os operadores de aeronaves devem cumprir esta ordem, ou seus aviões não serão mais considerados aeronavegáveis.

No documento a FAA disse:

“Esta DA proposta foi motivada por uma avaliação do titular da aprovação do projeto (DAH) indicando que a emenda de lapidação da pele em certas longarinas está sujeita a danos generalizados por fadiga (WFD). Esta DA proposta exigiria uma inspeção para qualquer reparo em determinada dobra da pele emendas e dependendo da configuração, inspeções repetitivas para flambagem, enrugamento, abaulamento na pele afetada emendas e reparos, inspeções repetitivas para rachaduras em locais afetados comuns à pele da fuselagem nos lados esquerdo e direito e reparos e inspeções alternativas e condições A FAA está propondo esta DA para tratar da condição insegura desses produtos.”

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.