Advertisement

FAB assina compra de 27 helicópteros H125/H-50 da Airbus/Helibras

FAB Esquilo Helicóptero

A Força Aérea Brasileira assinou nesta quinta-feira (15/09) a compra de 27 helicópteros H125 Esquilo (H-50), fabricados pela Airbus/Helibras no Brasil.

As aeronaves vão substituir atuais helicópteros da FAB e Marinha em missões militares, sendo que 12 aeronaves H125 Esquilo serão destinados à FAB e outros 15 do mesmo modelo para a Marinha.

O objetivo do programa é substituir os antigos H-50 Esquilo da Força Aérea e os IH-6B Jet Ranger da Marinha, ambos usados na formação de novos pilotos de helicópteros das respectivas instituições. Os novos H125 da Marinha também vão substituir seus próprios UH-12 Esquilo mais antigos. 

O Exército Brasileiro (EB) também vai cancelar um de seus HM-4 Jaguar, mas não vai receber mais Esquilos. No caso do EB, haverá uma ampliação do contrato de suporte logístico junto a Airbus Helicopters/Helibras. O EB optou assim por ter modernizado sua frota de helicópteros HA-1 Esquilo/Fennec AvEx. 

O TH-X está sendo negociado junto a Airbus, fabricante dos helicópteros. A coordenação é realizada pela FAB e os recursos vem do Ministério da Defesa.

O programa TH-X é baseado em uma alteração contratual do programa HX-BR dos helicópteros H225M Caracal da Airbus, fabricados no Brasil pela Helibras. FAB e MB vão abrir mão de uma unidade cada do H225, que serão trocados pelos H125 Esquilo.

Apesar da troca, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, não deixou de falar das características positivas do H225M, destacando sua participação em missões humanitárias. 

O H-50 Esquilo também é usado pela FAB na formação de novos pilotos de helicóptero. Foto: FAB.

A MB deve cancelar a compra do 5º H225M naval, designado UH-15A Super Cougar, mais caro e completo que o H-36 Caracal da FAB. Desta forma, a Marinha recebe 15 helicópteros Esquilo, enquanto a FAB deverá receber 12.

Este é mais um exemplo do estreitamento das relações entre as três Forças Armadas. Recentemente foi anunciada a base conjunta em Belém, onde serão operados helicópteros H-36, HM-4 e UH-15. Esta aquisição/troca realizada por FAB e Marinha pode servir como base para um futuro centro de instrução integrado para estas forças. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.