Advertisement

FAB deixa aeronaves de prontidão após escalada de conflito no Oriente Médio

Embraer KC-390 C-390 Millennium da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.

O ataque do Irã contra Israel no último sábado (13) teve efeitos no Brasil. No final de semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu nota afirmando que suas aeronaves estão prontas para uma eventual demanda de resgate de brasileiros no Oriente Médio. 

Nos últimos meses de 2023, a FAB coordenou a Operação Voltando em Paz, a maior missão de repatriação de sua história, que trouxe ao país, brasileiros que estavam em Israel e na Faixa de Gaza. Empregando três aeronaves de grande porte – Airbus KC-30, Embraer KC-390 e Embraer VC-2 – a Aeronáutica resgatou mais de 1500 pessoas. 

Com a nova escalada na guerra no Oriente Médio, a FAB colocou a postos suas aeronaves e tripulações para mais um possível resgate. Confira abaixo a nota da Força Aérea.

Mais de 1500 brasileiros que estavam em Israel e na Faixa de Gaza foram resgatados pela FAB na Operação Voltando em Paz. FAB/Divulgação.
Mais de 1500 brasileiros que estavam em Israel e na Faixa de Gaza foram resgatados pela FAB na Operação Voltando em Paz. FAB/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, em razão dos últimos acontecimentos registrados no Oriente Médio, encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito.

Para isso, mantém-se em constante prontidão, com suas tripulações e aeronaves, para se fazer presente onde o Brasil precisar.

A FAB ressalta, ainda, que sua permanente preparação diz respeito à atuação a qualquer hora, devendo ser acionada pelas autoridades competentes, não somente em relação a missões específicas, mas a quaisquer necessidade, sendo esta prontidão ininterrupta para agir em apoio à sociedade.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Irã, Israel