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FAB e Airbus devem assinar conversão dos A330 até o final do ano

Airbus A330 (KC-30) da FAB é escoltado por caças F-5EM. Contrato de conversão dos A330 da FAB será assinado ainda em 2023.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Airbus Defence and Space esperam assinar, até o final de 2023, a conversão dos dois Airbus A330 para aviões-tanque multimissão (MRTT). As aeronaves foram adquiridas em 2022 e entraram em operação no mesmo ano, atuando em missões de transporte de pessoal. 

Segundo informações do portal britânico Flightglobal, após a assinatura do contrato, os trabalhos de conversão dos jatos devem começar em 2025. Segundo um militar entrevistado pelo site, a conversão ainda é negociada entre o Comando da Aeronáutica e a fabricante europeia, com previsão para ser assinada em dezembro.

“A Força Aérea Brasileira entregará a primeira aeronave à Airbus em 2025 e a segunda em 2026”, afirmou a fonte ao portal. As modificações serão realizadas nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. A primeira aeronave retorna ao serviço com a FAB em 2026 e a segunda no ano seguinte. 

Airbus KC-30 (A330) da FAB pousando em Porto Alegre.
Airbus KC-30 (A330) da FAB pousando em Porto Alegre. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

Designados KC-30 e matriculados 2901 e 2902, os dois A330-200 foram adquiridos junto à Azul Linhas Aéreas por cerca de R$ 375 milhões. Os widebodies foram recebidos em julho e novembro do mesmo ano, após serem repintados na Irlanda. Atualmente são operados pelo Esquadrão Corsário a partir da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. 

Conversão com verbas do PAC

Todo o trabalho de adaptação dos aviões será realizado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Defesa, anunciado pelo Governo Federal em agosto. De acordo com a Revista Veja, parte do montante que contempla as três forças armadas é destinado à “conversão das aeronaves de transporte A330-200 da FAB para reabastecimento em voo, com preparo para evacuação aeromédica, além de materiais, equipamentos e serviços.”

A compra dos aviões, sob âmbito do projeto KC-X2, foi anunciada em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro, mas o processo só se concretizou no ano seguinte. Com os aviões convertidos, a FAB recupera a capacidade de transporte e reabastecimento de longo alcance, inexistente desde a baixa dos antigos Boeing KC-137 (707) em 2013, apelidados de Sucatão. 

Confira esta matéria com mais detalhes da conversão dos A330 da Força Aérea Brasileira.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330, A330 MRTT, fab, KC-30, usaexport