FAB Aspirantes 2021 AFA
Alexandre Manfrim/MD

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, na sexta-feira (10), a formatura de 170 novos Aspirantes. A cerimônia ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo, e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto

Durante a solenidade, foram diplomados 106 Aviadores, 40 Intendentes e 24 Infantes, dos quais 152 homens e 18 mulheres. Desse total, a Turma “Mihos” conta com 03 Aspirantes Aviadores de nações amigas: 02 peruanos e 01 boliviano.

Alexandre Manfrim/MD

O Ministro da Defesa parabenizou os formandos pela conquista e destacou a importância do papel a ser desempenhado pelos novos Aspirantes: “O País deposita nos militares a confiança em um trabalho profissional e patriótico. Nenhum obstáculo deve desviar o Brasil do rumo do progresso, do fortalecimento da democracia e da liberdade, que externa a vontade do povo, nosso verdadeiro soberano”, afirmou. 

Continua depois do anúncio

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, destacou a trajetória que levou os alunos a conquistar o símbolo do oficialato: “A formatura do Aspirantado, além de unir gerações, coroa o empenho de bravos homens e mulheres que, ao longo de toda sua formação, superaram obstáculos e venceram desafios”, disse. 

Alexandre Manfrim/MD

Ainda na quinta-feira (09), o Ten. Brig. Baptista Jr. entregou quatro novos T-27 Tucano modernizados para a AFA, marcando o começo de uma nova era na instrução de cadetes aviadores da FAB. 

A Academia da Força Aérea (AFA) é o maior complexo de ensino da aviação militar do Brasil. O “Ninho das Águias”, como a AFA é conhecida popularmente, forma oficiais de Aviação, de Intendência e de Infantaria.

Continua depois do anúncio

Os Aspirantes Aviadores seguirão para Natal (RN), na ALA 10, onde se especializarão na atividade área, de acordo com a classificação ao final do curso. Os Aspirantes Intendentes realizarão Estágio Prático para Aspirante a Oficial Intendente (EPAINT), no Rio de Janeiro. Já os Infantes serão direcionados para as unidades da Força Aérea por todo o País, mediante, também, classificação na especialidade.

Estiveram presentes, ainda, o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; o Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sergio José Pereira; oficiais-generais membros do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica; Ministros do Superior Tribunal Militar; oficiais-generais das Forças Armadas; entre outras autoridades e personalidades. 

Via Ministério da Defesa

Continua depois do anúncio