Silueta de um F-5EM com o pôr do sol do cerrado ao fundo

Aconteceu ontem, dia 8 de setembro, o tradicional portões abertos da ALA-2, em Anápolis-GO. O evento que começou às 09h00, e foi realizado até as 17h00 reuniu algumas das principais aeronaves que compõe o cenário da aviação militar brasileira.

Caças F-5 decolam em ALA para mais uma missão durante o portões abertos na ALA 2

Aeronaves de caça como F-5EM do Esquadrão Jaguar (foto acima), estavam presente no evento e fizeram algumas passagens simulando ataque ao solo. Ainda no meio da aviação de caça, estava presente a Marinha do Brasil com dois caças AF-1 (A-4 Skyhawk).

VF-1 A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil

O público presente pode fazer fotos destes e de outras aeronaves como o E-99 (Guardião), A-29 Super Tucano, R-35A (Learjet empregado em missões de reconhecimento).

R-35A aeronave que cumpre missões de reconhecimento

A esquadrilha Fox baseada em Brasília também estava presente e fez duas demonstrações, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde.

 

Pontos de Destaque:

Um dos pontos de destaque foi a Esquadrilha da Fumaça que chegou à ALA 2 na parte da manhã e se apresentou às 16h fechando o evento. A demonstração foi completa e contou com manobras como Desfolhado, DNA, Tonneau com Alas Invertidos, Dorsão, Espelhão, dentre outras.

 

KC-390 FAB 2853

KC-390 FAB 2853 do 1º GTT, em exposição estática na ALA -2

A cereja do bolo, foi o KC-390 FAB 2853, a aeronave foi a primeira a ser entregue à FAB, no último dia 4 em uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro e demais autoridades.

O KC-390 ficou em posição estática e o público presente e a imprensa credenciada pode fazer fotos da aeronave que irá marcar uma nova era dentro da aviação de transporte da FAB. Ao todo a FAB terá 28 unidades da aeronave.

Close na parte lateral frontal do KC-390, notar o probe de reabastecimento

A nova aeronave de numeração 2853 tem múltiplas funções, como realizar todo tipo de operação de transporte (incluindo lançamento de paraquedistas e de cargas), e também missões de reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate (SAR) e combate a incêndios.

Uma das missões do KC-390 é busca e salvamento ( SAR), o novo avião da FAB tem janelas como esta na lateral da fuselagem que facilitam a visualização do militar

A aeronave multimissão é a única da categoria que conta com o sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire) que, além de reduzir a carga de trabalho da tripulação, também permite cumprir as demais missões com maior eficiência. Um exemplo é o lançamento de carga.