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FAB resgata marinheiro ucraniano na costa de Recife

Militares do Esquadrão Falcão resgataram paciente ucraniano com suspeita de apendicite. FAB/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou um helicóptero no resgate de um marinheiro ucraniano na manhã desta terça-feira (16), em uma embarcação que se encontrava a 100 Milhas Náuticas (NM) a leste de Recife (PE). O paciente já estava há 3 dias com fortes dores abdominais, febre e suspeita de apendicite.

A evacuação aeromédica foi coordenada pelo SALVAERO e o Comando de Operações Aeroespaciais. O Esquadrão Falcão, da Base Aérea de Natal, utilizou um de seus H-36 Caracal para a missão. Segundo a FAB, a unidade já estava em Recife quando foi acionada para atender o pedido de socorro do petroleiro saudita que fazia a rota de Ras Tanura, na Arábia Saudita, para o Golfo dos Estados Unidos. Ao nascer do sol, o helicóptero de resgate decolou rumo à embarcação.

O paciente foi içado às 6h30 da manhã e prontamente assistido pelos Homens de Resgate e equipe médica a bordo da aeronave. O paciente, em condição estável, foi entregue aos cuidados da equipe de saúde do Aeroporto Internacional do Recife, sendo deslocado de ambulância ao Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

Helicóptero H-36 Caracal decolou de Recife para resgatar paciente em petroleiro saudita. FAB/Divulgação.
Helicóptero H-36 Caracal decolou de Recife para resgatar paciente em petroleiro saudita. FAB/Divulgação.

“Pessoalmente, penso que trabalhar na salvaguarda da vida humana é um privilégio, do qual podemos participar, nas asas da FAB, através do Esquadrão Falcão. Para a população brasileira, esse tipo de missão representa a esperança do acolhimento na hora do acidente”, relata o piloto do helicóptero, Capitão Aviador Alan Dickson Brito de Medeiros. “No cenário internacional, projeta o país como nação capaz e honrosa de seus compromissos internacionais.”

SALVAERO

O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SALVAERO), cujo órgão central é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem a responsabilidade de coordenar as operações de busca e salvamento em sua respectiva área de jurisdição por meio de dados recebidos do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), órgãos de controle de tráfego aéreo ou por demanda do público em geral. Após o acionamento de todo esse sistema, podem ser empregadas aeronaves, embarcações e grupos de solo para a missão de busca e salvamento.

Os alertas oriundos de aeronaves ou embarcações são recebidos pelo sistema COSPAS-SARSAT. A rapidez na distribuição e na precisão das informações é determinante para que os Centros de Coordenação e Salvamento cumpram a missão e possam localizar e resgatar os sobreviventes o mais rápido possível.

Em cumprimento a acordos internacionais, o Brasil é responsável por prestar serviços de tráfego aéreo além do continente, sobre o Oceano Atlântico, totalizando 22 milhões de km². Ainda, em toda essa área, a FAB cumpre missões de busca e salvamento para localizar, socorrer e resgatar pessoas em perigo na terra ou no mar.

Via Força Aérea 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, H-36, Recife, Resgate