FAB transporta respiradores de Macapá (AP) para Lagoa Santa (MG)

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu, neste domingo (19/04), em Lagoa Santa (MG), o transporte de quatro aparelhos respiradores em apoio à Operação COVID-19.

A aeronave C-95 Bandeirante, que pertence ao Esquadrão Pégaso (5º ETA), decolou com os equipamentos da cidade de Macapá (AP) na noite de sábado (18/04).

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.Após decolar da capital do Amapá, o FAB 2330 realizou pouso técnico em Belém (PA) e chegou a Minas Gerais às 18h10 deste domingo. Os respiradores hospitalares foram entregues para manutenção no Centro de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Minas Gerais (SENAI FIEMG) e, posteriormente, auxiliarão no tratamento de pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Diogo Landim Simões, avalia que a missão foi mais uma oportunidade de contribuir para o combate à pandemia.

“Foi uma honra participar desta ação em benefício da sociedade brasileira”, comentou.

Operação COVID-19

A Operação Covid-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.


Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA