Advertisement

Fábrica da Saab no Brasil é certificada com AS9100 e ISO 14001

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil acaba de receber a certificação da AS9100, importante série de normas para a indústria aeronáutica. A planta da empresa, que fica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, também recebeu a certificação ISO 14001, o que reforça o seu compromisso com clientes externos e colaboradores.

Baseada na ISO 9100, a AS9100 corresponde ao sistema de gestão de qualidade de empresas da indústria aeroespacial, com requisitos específicos exigidos pela aviação civil, militar e operações espaciais.

Já a ISO 14001 diz respeito ao sistema de gestão ambiental. A fabricante explica que as certificações têm como objetivo garantir que uma planta fabril atenda os requisitos de segurança, confiabilidade e conformidade.

Saab Gripen sobrevoando a Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz), com o Hangar do Zeppelin ao fundo. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.

“Mesmo com os desafios de implantar o GMS e uma cultura de qualidade em nossos colaboradores com os processos rodando, conseguimos fazer com que a equipe assimilasse as boas práticas para além da auditoria. Assim temos a certeza de que tudo está dentro do planejado e no mais alto nível de qualidade”, celebrou Larissa Lessa, gerente da Qualidade da fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil.

O processo de qualificação teve início em setembro de 2020 e as autorias aconteceram entre abril e maio deste ano. Além de ser agora um fornecedor aprovado pela Saab, essa certificação também abre as portas para novas oportunidades de negócio.

Caças JAS-39E do Brasil e Suécia. Foto: Linus Svensson – Saab.

A fábrica é responsável pela produção dos cones de cauda da versão monoposto (F-39E) e os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (F-39F). Apenas a Força Aérea Brasileira adquiriu a versão de dois assentos.

Depois de prontas, as seções são enviadas para a montagem do caça na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e da Saab em Linköping, na Suécia. O primeiro cone de cauda foi concluído no final de 2020. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Fábrica, Gripen, SAAB, usaexport