AVIC China AG600 Anfíbio
Foto: AVIC

A Corporação da Indústria da Aviação na China (AVIC) realizou nesta semana o voo inaugural de sua nova aeronave anfíbio, o AG600. 

A diferença para esta nova versão é o peso máximo para decolagem (MTOW) que foi ampliado. A nova capacidade para combate a incêndios é de 60 toneladas na decolagem, permitindo transportar mais de 12 toneladas de água.

O protótipo poderia levantar voo com aproximadamente 53 toneladas em seu peso máximo de decolagem. O novo avião anfíbio é equipado com quatro motores turboélices Dongan WJ-6 e ainda recebeu novas adaptações e diferenças em relação ao modelo AG500 lançado em 2017.

A fuselagem do AG600 é maior do que a versão anterior, também sendo modificada a área próxima do nariz do avião. A porta dianteira foi modificada e instalada mais próxima ao cockpit da aeronave.

Foto: AVIC

Com uma capacidade maior e consequentemente um peso maior, a empenagem onde fica localizada a cauda e os estabilizadores horizontal e vertical, foram reforçados. 

O voo de teste realizado nesta semana na China durou aproximadamente 20 minutos e todos os sistemas segundo a fabricante se comportaram bem e não apresentaram nenhum problema. Foram realizados procedimentos de voo nivelado com redução de velocidade e também uma arremetida.

É possível que o projeto ainda sofra algumas alterações para ganhar mais funções para o uso militar, tanto em combate a incêndios como para resgates e voos longos. 

 

 

Com informações da Flight Global.