Advertisement

Fake News: canal indiano mostra F-15 no País de Gales e diz ser caça paquistanês no Afeganistão

O canal de TV indiano Times Now publicou imagens de um F-15E Strike Eagle dos Estados Unidos afirmando ser um caça paquistanês atacando tropas da resistência contra o Talibã no Vale do Panjshir.

No vídeo, a apresentadora afirma que o caça estaria auxiliando as forças do Talibã a destruir as tropas da resistência. Porém, as imagens mostram um caça-bombardeiro F-15E Strike Eagle da Força Aérea Americana voando baixo no Mach Loop, um circuito de treinamento localizado no País de Gales. O outro repórter ainda diz que o vídeo é a prova de uma “invasão completa do Paquistão”. 

https://twitter.com/geoallison/status/1434853313716097027

O Mach Loop é um circuito para o treinamento de voo em baixa altura, usado por aeronaves de caça, treinamento, transporte e helicópteros. As aeronaves passam por uma série de vales no centro-oeste do País de Gales. A área é um dos pontos de plane spotting mais famosos do mundo, com as aeronaves voando em alta velocidade dentro do vale a uma altura de até 76 metros do solo em determinadas partes. O nome Mach Loop vem da pequena cidade de Machynlleth, que fica na parte norte do circuito.

O vídeo a seguir, do fotógrafo Dafydd Phillips, mostra aeronaves F-15E Strike Eagle, CV-22 Osprey e MC-130 Hércules da Força Aérea dos EUA (USAF) voando à baixa altura no vale. 

A Força Aérea do Paquistão usa caças F-7 Fireguard, JF-17 Thunder, F-16 Fighting Falcon, Mirage III e Mirage V. Nenhuma dessas aeronaves é sequer visualmente parecida com o Strike Eagle. Já o F-15E, e suas variantes, está em serviço nas forças aéreas dos EUA, Israel, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Catar e Singapura.

O Talibã – que agora governa o Afeganistão depois da retirada completa das tropas da coalizão e subsequente queda do governo democrático – está em combate contra a Frente Nacional de Resistência, também conhecida por Aliança do Norte, um grupo de resistência que domina a região do Vale de Panjshir. Historicamente, a região foi a única que o Talibã nunca conseguiu conquistar. Marcado por um terreno de difícil locomoção e propício para emboscadas, o Panjshir é reduto da população que luta contra o grupo. 

Veja mais: Talibã capturou cerca de 12 Super Tucanos, mas apenas um estaria intacto

Na última segunda-feira (06), o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, emitiu um comunicado afirmando que a Frente Nacional de Resistência teria sido derrotada e que o Vale do Panjshir agora estava sob controle. No entanto, Ahmad Massoud, líder da Frente, garantiu que as forças da resistência seguem mantendo posições estratégicas no Vale, contrariando as afirmações do Talibã.

Ahmad Massoud é filho de Ahmad Shah Massoud, antigo comandante da Aliança do Norte. Conhecido pelo seu apelido “Leão de Panjshir”, Shah lutou contra a União Soviética durante a ocupação do país na década de 1980 e, depois, contra o próprio Talibã. Mais tarde ocupou o cargo de Ministro da Defesa do Afeganistão mas foi morto em um ataque suicida da al-Qaeda junto ao Talibã no dia 09 de setembro de 2001, dois dias antes dos ataques que marcam o mundo até os dias de hoje.

Esquerda: Ahmad Massoud, atual líder do Vale de Pjanshir. Direita: Ahmad Shah Massoud, antigo líder da Aliança do Norte, morto pela al-Qaeda dias antes dos ataques de 11 de setembro de 2001. Imagem via Daily Times.

Índia e Paquistão tem problemas diplomáticos há séculos e já foram às vias de fato múltiplas vezes. Nos últimos dias surgiram boatos de que o Paquistão estaria presente no Afeganistão, auxiliando o Talibã especialmente em Panjshir.

Hoje (07), o correspondente da Fox News Benjamin Hall disse que uma fonte do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) afirmou à Fox que as forças armadas paquistanesas realmente estavam apoiando a ofensiva do Talibã no Vale, inclusive com a presença de 27 helicópteros cheios de operadores das Forças Especiais do Paquistão e ataques de drones. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Afeganistão, F-15E Strike Eagle, Índia, Mach Loop, Paquistão, Talibã, usaexport