Advertisement

FedEx pode estar antecipando aposentadoria de seus McDonnell Douglas MD-10

FedEx McDonnell Douglas MD-10 DC-10 Aeronaves Frota

A FedEx, companhia aérea dos EUA voltada para o transporte logístico, pode estar antecipando a aposentadoria do icônico trijato McDonnell Douglas MD-10. 

Segundo o AeroTime, a FedEx não operou ainda nenhum voo com o MD-10 neste ano, e todos os sete aviões do tipo estão sem voar desde o final de 2022. Uma das aeronaves inclusive foi enviada para o Aeroporto de Victorville (VCV), um dos maiores locais para armazenamento de aeronaves do mundo.

Os outros seis McDonnell Douglas MD-10 estão no Aeroporto de de Memphis (MEM) e em Indianápolis (IND), duas das principais bases da companhia aérea. 

De acordo com os últimos documentos estatísticos emitidos pela FedEx, todos os sete MD-10 deveriam ser aposentados até o final de maio desse ano, encerrando o período do ano fiscal. 

“Para reduzir o custo do uso de combustível e as emissões de GEE associadas, implementamos eficiências nas operações de voo por meio de nosso programa global FedEx Fuel Sense e estamos substituindo muitos de nossos aviões mais antigos por modelos mais eficientes em termos de combustível”, diz um trecho do documento da FedEx em 30 de novembro de 2022.

Antes do MD-10 de matrícula N318FE ser enviado até Victorville (VCV) ao final de dezembro, a empresa enviou no mês de setembro o N304FE para armazenamento.  

Atualmente a frota da FedEx é composta por 484 aeronaves, todas cargueiras. A empresa opera o ATR 42 e 72 cargueiros, Airbus A300F; Boeing 737-400F e -800F, 757-200F, 767-300F e 777F.

Além dos modelos citados a frota ainda é composta pelos novos Cessna 408 SkyCourier, sete McDonnell Douglas MD-10 e 59 MD-11.

 

 

Com informações do AeroTime

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.