Advertisement

Finlândia vai investir US$ 500 milhões em novos mísseis para caças F-35

Míssil antirradar AARGM-ER é o mais moderno do tipo nos Estados Unidos.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou na última segunda-feira (23) a venda de mísseis antirradar AGM-88G AARGM-ER (Advanced Anti-Radiation Guided Missile – Extended Range) de última geração para o governo da Finlândia. O país europeu solicitou a compra de 150 mísseis ao custo de US$ 500 milhões. Os armamentos serão usados nos caças F-35 Lightning II do país.

Segundo a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA), a Finlândia também solicitou mísseis de treinamento, partes sobressalentes, ferramental de reparo, softwares, serviços de treinamento e suporte, apoio logístico e outros itens. 

A agência ressalta que a venda ainda deve passar pelo crivo dos Congressistas, já notificados pela possível venda. O negócio apoia a política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, além de melhorar a capacidade da Finlândia para enfrentar ameaças atuais e futuras. 

Modelo do AARGM-ER para testes na baia de armas do F-35A e F-35C. Foto: Northrop Grumman.
Modelo do AARGM-ER para testes na baia de armas do F-35A e F-35C. Foto: Northrop Grumman.

Mísseis para o F-35 

O AARGM-ER é o mais novo míssil antirradar dos Estados Unidos, utilizado em missões de supressão/destruição de defesas aéreas inimigas. Fabricado pela Northrop Grumman, é a versão mais moderna do AGM-88E, em serviço desde 2010. Ele utiliza os mesmos sensores, ogiva e uma versão modificada da seção de controle comum do AGM-88E, montados em uma fuselagem nova e com um motor mais potente. 

Embora a DSCA não mencione onde os novos mísseis serão usados, o portal Janes afirma que os AGM-88 equiparão os 64 caças stealth F-35 adquiridos em fevereiro de 2022. As novas aeronaves serão entregues entre 2025 e 2030, substituindo os F/A-18 Hornet usados atualmente. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, Finlândia, Míssil antirradar, usaexport