Força Aérea da Colômbia recebe último Emb 312 (T-27) modernizado

AT-27M colombiano- Foto: Roberto José García Hernández

A Força Aérea da Colômbia recebeu no último dia 30, o último de seus 14 Emb 312, o T-27 Tucano, que passaram por um processo de modernização, feito pela Corporação Colombiana de Indústria Aeronáutica (CIAC). O valor gasto na modernização ficou cerca de US$ 19 milhões.

Os T-27 (agora modernizados e chamados de AT-27M), da Colômbia foram adquiridos em 1992 por um custo de US$ 40 milhões. Com a modernização, as aeronaves poderão voar por mais 15 anos.

Entre as novidades que foram instaladas no avião estão novos aviônicos fornecido pela Rockwell Collins (agora Collins Aerospace), que substituíram os sistemas analógicos da aeronave. Em destaque aprecem dois grandes displays eletrônicos multifuncionais que facilitam o trabalho dos pilotos.

Painel modernizado do T-27 Tucano colombiano. Foto: Autor desconhecido

Uma inspeção criteriosa foi feita nas estruturas das aeronaves, além disso foi preciso trocar algumas partes da aeronave por peças novas, uma revisão geral das unidades de energia hidráulica também foi feita.

Vale relembrar em 2011 a Embraer e o CIAC assinaram alguns acordos de atualização e modernização dos tucanos colombianos, dois anos após a assinatura dos acordos, a Embraer qualificou a CIAC para tais trabalhos.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA