A 149ª Ala de Caça da Guarda Nacional do Texas, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), iniciou o uso de um novo robô para agilizar as atividades no local.

Este robô desenvolvido pela AFWERX foi criado através de um incentivo da USAF para novas tecnologias. Inspirado em um braço robótico, o equipamento é capaz de lavar totalmente um caça F-16 Viper.

Além disso, o novo robô desenvolvido pelos militares reduz o tempo de lavagem de cada avião para apenas uma hora. Anteriormente uma equipe de quatro militares levava 6 horas para lavar um F-16.

O pequeno tamanho do robô possibilita que ele seja transportado para o uso em porta-aviões ou em outras bases aéreas da USAF. Em missão ele pode diminuir o risco de exposição dos militares a agentes químicos.

Além da limpeza corriqueira, os caças podem necessitar de uma após o ataque de uma base aérea por bombas químicas, que geralmente levam componentes químicos perigosos na sua fórmula.

Os robôs foram treinados em simulador, e são capazes de realizar todo o trabalho de limpeza sozinhos, como podemos ver no vídeo abaixo. O deslocamento é realizado através de trilhos, alinhados em solo ao lado de cada aeronave.

No vídeo abaixo temos em timelapse os quatro militares trabalhando na limpeza de um F-16:

 

Via: Popular Mechanics

Texto por: Aeroflap