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Força Aérea dos EUA começa a aposentadoria do A-10 Thunderbolt

a-10 AGM-65 MAVERICK míssil

A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou a aposentadoria de seu caça de ataque ao solo A-10 Thunderbolt II, após mais de quatro décadas de serviço efetivo para todas as Forças Armadas dos EUA. É o começo do fim dessas aeronaves, conforme anunciado em março pelo general Charles Quinton Brown, chefe do Estado-Maior da USAF.

Em 10 de abril, a Força Aérea dos Estados Unidos comunicou a retirada do primeiro A-10C, conhecido como Warthog, do 74º Esquadrão de Caças da base Moody, após 43 anos de serviço operacional. A perda desses A-10C não significa que o Esquadrão deixará de operar o modelo, pois receberá outros A-10C da base aérea da Guarda Nacional Aérea (ANG) em Fort Wayne (Indiana). Um A-10 do 74º Esquadrão de Caça da Base Aérea de Moody, Geórgia, chegou ao Boneyard na Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona, em 5 de abril. A aeronave é a primeira de 21 A-10 que deixarão serviço até o final de setembro.

A Força Aérea tentou aposentar algumas das aeronaves de apoio aéreo por anos, mas foi bloqueada pelo Congresso. Serão aposentados outros 42 A-10 como parte de seu orçamento fiscal de 2024. O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Charles Q. Brown Jr disse que a USAF quer aposentar totalmente os A-10 até o final da década.

A-10 Thunderbolt
Foto USAF

As aeronaves que chegarem ao Boneyard deixarão o 74º Esquadrão de Caças após 43 anos de serviço na Força Aérea, a unidade de serviço ativo não está encerrando suas operações com A-10. Em vez disso o A-10 aposentado enviado para o Boneyard está sendo substituído por um A-10 da Guarda Aérea Nacional de Indiana. A unidade Indiana ANG A-10, o 122º Fighter Wing, também conhecido como Blacksnakes, está em transição para os F-16. O apelido da unidade levou seus A-10s a exibir uma arte de nariz exclusiva, o mesmo para os padrões do A-10.

As aeronaves em Boneyard são preservadas no deserto seco do Arizona e frequentemente canibalizadas para obter peças. O A-10 que pousou em Davis-Monthan em 5 de abril, número de cauda 80-149, está agora nas mãos do 309º Esquadrão de Manutenção e Regeneração Aeroespacial, que começará a trabalhar preservando o máximo possível enquanto remove peças que podem ser usadas para substituições em outros A-10.

 

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